Notícia

Blog do Valdemar Tibá

Hormônio do crescimento atua para evitar perda de peso, diz pesquisa. (131 notícias)

Publicado em 06 de março de 2019

Maracaju Speed Leia Já Paraíba Online ClickNews Mundo Positivo Farrapo Correio Capixaba online Aconteceu no Vale Ceará Agora Visão Notícias Diário Digital (MS) TNH1 Notícias ao Minuto (Brasil) Gazeta de Votorantim online Portal Patos Portal Patos Sala de Notícias Mais Goiás Jornal do Lar Fato Amazônico Jornal da Franca Panorama Farmacêutico Panorama Farmacêutico Panorama Farmacêutico Panorama Farmacêutico Primeira Edição Brasília Web Jornais Virtuais LiberaPensado.com Visão Cidade Portal GRNews Portal GRNews Maluma Marques Informativo Em Foco Parnaíba 24 Horas Mix Vale TV Jornal Blog IAG Saúde Jornal Preliminar Portal Lagartense.com.br Metropolitano Agora F5 News Gazeta de Toledo online Folha da Praia Acesse Notícias Barriga Notícias BMNotícia Nortesul online De Fato Rondônia Portal Agora no RS TiviNet JM Online Gonzaga Patriota Liberdades Leiamais.ba Falando a Verdade Agenda Paraíba Portal Alô News Roraima Hoje Visão Popular Carajas O Jornal Folha Jovem Portal Guanaré Rádio Rainha FM Campos Agora Tílias News Giro S/A Online Jornal Integração Tribuna de Petrópolis online Debate News DestakNews Brasil Diário do Iguaçu online Tito Volei Jequié Folha de Cianorte RTVCJS G7 News DeFato Online Portal Plural Gazeta Diário de Foz do Iguaçu online Todo Natalense Portal Lacerdense Mais Recôncavo Folha de Alagoas online ITimes.news Só Mídia Notícias TáNaMídia Naviraí Fala Camocim Guia Gaia Notícia Max O Tempo Jornalismo MB News The Titi Tudorancea Bulletin Jornal Tribuna Livre online Doosar BVS Adolec Brasil Nova FM 104,9 Café com Notícia Portal Inotícia MA Coros Saúde Grupo de Comunicação Evidence
Por Agência Brasil

Há décadas, a ciência busca descobrir por que é tão difícil manter o peso atingido após sacrifícios de uma dieta bem-sucedida e por que é tão fácil recuperar o peso perdido. Uma pesquisa, que contou com a participação de brasileiros, encontrou uma resposta. O hormônio do crescimento GH (do inglêsgrowth hormone), que é responsável pelo desenvolvimento ósseo e aumento da estatura, também atua diretamente para evitar a perda de peso. Quando uma pessoa tem restrição alimentar, o corpo entra em uma espécie de “modo econômico” e começa a guardar energia, além de aumentar a fome.

“A gente se deparou com uma função completamente nova desse hormônio. Durante uma condição em que você não come o suficiente, está fazendo dieta, esse hormônio é secretado. Isso a gente já sabia, mas o que a gente descobriu é que ele acaba agindo sobre neurônios que estimulam a fome e, provavelmente, não só estimulam a fome, como também são capazes de regular o nosso metabolismo energético”, explicou José Donato Junior, professor no Instituto de Ciência Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo.

Já era conhecido que o GH está ligado ao desenvolvimento ósseo e ao aumento de estatura e é encontrado em grande quantidade nos músculos, no fígado, em tecidos e órgãos diretamente envolvidos no metabolismo de crescimento. Com este estudo, descobriu-se que o cérebro também está repleto de receptores desse hormônio. Os resultados foram publicados na revista científica internacionalNature Communications.

Antes, acreditava-se que a leptina fosse o principal hormônio a entrar em ação para conservar energia em casos de limitação alimentar. Quando há perda de peso, caem os níveis de leptina em circulação na corrente sanguínea. A leptina é um hormônio produzido pelas células do corpo que armazenam gordura. “Quando começa a perder gordura, os níveis de leptina caem muito e o cérebro sente essa queda e ativa os mecanismos de fome e economia de energia”, explicou Donato.