Notícia

Portal K3

Homenagens a cientistas marcam abertura da Semana Nacional

Publicado em 21 outubro 2013

Por Da Redação

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do deputado estadual Roberto Massafera e do presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, prestigiou na tarde desta segunda-feira, a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em São Carlos, com programação de 21 a 26 de outubro. A cerimônia aconteceu no auditório Bento Prado Jr, Paço Municipal, com homenagem a três cientistas que são destaque na cidade: Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto, pelo Prêmio Almirante Alvaro Alberto, em 2013; Prof. Dr. Silvio Crestana (representado por Luiz Henrique Capparelli Mattoso), por sua contribuição à ciência e ao desenvolvimento científico e tecnológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, pelo seu ingresso na Pontifícia Accademia Delle Scienze. Também foram homenageadas duas instituições de pesquisa, o Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEM/UFSCar), pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e à formação de Recursos Humanos e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo - São Carlos (ICMC/USP), pela contribuição ao desenvolvimento das ciências da computação no Brasil e à formação de Recursos Humanos. “É uma forma de agradecermos o esforço e a colaboração desses mestres, que atuam em benefício da ciência. É um orgulho para São Carlos contar com o trabalho de todos eles e a homenagem foi muito bem colocada pelo professor Tundisi”, disse o prefeito Altomani.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria do Meio Ambiente (SMDSCT / CMA), e contou com a presença do Secretário de SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi e de vários outros secretários da Administração Municipal. Também esteve presente, representando a Câmara Municipal, os vereadores Rodson Magno, Cidinha do Oncológico, Penha e Sergio Rocha. O vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, José Adolfo Melfi, o presidente da Acedemia de Ciências do Estado de São Paulo, José Eduardo Krieger, o juiz da 2a Vara de São Carlos, Paulo Scanavez e o representante da FAPESP, Roberto Berlinck.

A Semana continua com apresentação de Veículos Terrestres não Tripulados (VTNTs) desenvolvido pelo ICMC/ EESC/USP, nesta terça-feira (22), às 9h, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, próximo ao SESC e palestra e debates no dias 23, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e 24, das 14h às 17h, no auditório do Paço Municipal

A 1a Feira de Ciências: “Descobrindo Novos Talentos e Estimulando a Inovação” encerra a programação nos dias 25 e 26 de outubro, das 8h às 18h, na Escola Estadual Dr. Alvaro Guião (Av. São Carlos, Centro), com apresentação dos 25 trabalhos inscritos.