Notícia

USP Eventos

Homenagem a Antonio Candido terá viola, painel sobre sua vida e lançamento de livro

Publicado em 16 agosto 2018

Não há como falar no caipira sem que se remeta à obra do crítico literário, ensaísta, professor e sociólogo Antonio Candido, como já apontaram pesquisadores, críticos literários e tantos outros. Um dos defensores da afirmação, o professor da USP e violeiro Ivan Vilela, viverá essa lógica às avessas, colocando seu Concerto de Viola e o caipira para lembrar Antonio Candido, em um evento em sua homenagem no dia 27 de agosto, às 13h45.

Organizado pela FAPESP, o evento contará também com um painel sobre a vida e obra de Antonio Candido e o lançamento de uma nova reedição do livro “Formação da Literatura Brasileira”, lançado por ele em 1959.

O painel, coordenado pelo jurista e professor Celso Lafer, terá a participação do ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso, do escritor e sociólogo José de Souza Martins e de Walnice Nogueira Galvão, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Todos tiveram uma relação muito próxima com Antonio Candido, que completaria 100 anos no mês passado.

O evento é aberto ao público, mas tem vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas aqui.