Notícia

Terra

Hoje, às 13h30, o Sustentabilidade vai discutir inovação

Publicado em 13 março 2012

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o sociólogo Glauco Arbix, e o coordenador da Área de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sérgio Queiroz, discutem hoje no Sustentabilidade, às 13h30, no Terra TV, a questão do financiamento à pesquisa e inovação no País.

Apresentado por Ricardo Young, o programa desta terça-feira vai tratar de questões relacionadas à concessão de financiamento para empresas e de bolsas para jovens pesquisadores.

Vai focar na questão do volume de recursos necessários para que o País chegue a melhores patamares na comparação com outras nações e vai discutir a necessidade de incentivo a pesquisas que possam promover avanços sustentáveis em áreas como as de combustíveis renováveis, de energia limpa e da petroquímica.

O presidente da Finep, Glauco Arbix, já fez parte de inúmeras instituições, dirigiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), coordenou o Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República de 2003 a 2006. Sérgio Queiroz é bacharel em filosofia, mestre e doutor em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp. Pós-raduado como bolsista do Institut Européen des Hautes Études Internacionales, Nice, França (1980), e pós-doutorado no Science and Technology Policy Research, na Universidade de Sussex, Inglaterra (2000).