Notícia

Feiras do Brasil

Histórias inspiradoras de sucesso de startups são destaques na III Expocietec

Publicado em 27 novembro 2018

Conhecer histórias de sucesso dentro do universo de startups pode ser uma boa fonte de inspiração. Na Incubadora de Base Tecnológica USP/Ipen-Cietec, há vários exemplos de startups bem-sucedidas, com foco em ideias inovadoras voltadas para solucionar problemas da sociedade. Para apresentar essas histórias ao ecossistema de inovação brasileiro mercado, a III Expocietec apresenta o Painel Cases de Sucesso – 20 anos do Cietec, com a participação de suas startups Nexxto e Magnamed XMobots e Gesto Saúde (GST), no dia 27 de novembro, às 10h30, no Espaço Investe São Paulo, em São Paulo (SP).

Promovido pelo Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen, com o apoio da Fapesp, Capes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a III Expocietec acontece entre os dias 27 e 28 de novembro. A iniciativa visa proporcionar trocas de experiências e a geração de novos negócios, além de reunir investidores, pesquisadores, corporações, academia e autoridades governamentais.

O evento destacará ainda novidades de setores, como Indústria 4.0, Medicina e Saúde, Tecnologia da Informação e Biotecnologia, mostrando as tecnologias inéditas em desenvolvimento na Incubadora, instalada no campus do Ipen, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Confira um pouco do que será apresentado pelas startups:

- Nexxto

Dados sob controle em tempo real

Tecnologia de IOT revoluciona o jeito de gerenciar ativos

A Nexxto desenvolveu tecnologias para monitoramento por meio de sensores que possibilitam 100% de visibilidade em tempo real da temperatura e umidade de estufas, geladeiras, freezers, balcões refrigerados, câmaras frias e centros de distribuição. Os sensores identificam, de forma preventiva, falhas nos equipamentos, permitindo aos clientes saberem, na tela do celular, via aplicativo, e-mail, relatório e até alarme, se há algum problema com a operação. Com isso, evita-se a quebra de equipamentos e a perda de mercadorias, além de atender às normas e controles exigidos pela Vigilância Sanitária, com mais eficiência. Atualmente, a empresa conta com mais de 50 clientes, entre eles, Grupo Raia Drogasil, Ofner, Cacau Show e Lenovo.

- Magnamed

Da garagem para o mundo

Startup impacta mais de um milhão de vidas por ano com as inovações geradas para o setor de terapia intensiva (UTI)

Equipamentos para ventilação pulmonar de transporte que inovaram o setor de terapia intensiva (UTI) serão apresentados pela Magnamed. As vendas da empresa para UTIs de transporte impactam mais de um milhão de vidas, por ano, pois cada equipamento atende, em média, dois pacientes por dia.

O primeiro grande produto da Magnamed, o OxyMag – ventilador pulmonar portátil, que pode ser utilizado tanto em UTI quanto em ambulâncias –, recebeu o selo CE, indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos pela Comunidade Europeia, abrindo os caminhos da empresa para a exportação. Hoje, a empresa exporta para mais de 50 países e as vendas para o mercado externo representam 40% da sua receita líquida. Além disso, abriu uma fábrica e um escritório nos Estados Unidos, na Flórida. Com esses resultados, a startup já conquistou mais de 1200 clientes no Brasil e no exterior.

- XMobots

Startup domina o mercado de veículos aéreos não tripulados no Brasil

Com faturamento anual de R$ 6 milhões, a previsão da empresa é quase dobrar este valor em 2018

A XMobots tornou-se líder de um mercado com 15 fabricantes, outros 300 prestadores de serviços e 12 mil Vants (Veículo Aéreo Não Tripulados) e drones registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio da fabricação de três tipos de aeronaves: Arator, drone compacto que mapea área de até mil hectares; Echar que chega a mapear até 7 mil hectares por voo, usado em usinas de cana-de-açúcar, fiscalização ambiental e georreferenciamento de imóveis, e Nauru, que faz o mapeamento de até 50 mil hectares em um voo e é usado em áreas impossíveis de serem levantadas com drones convencionais do mercado.

Da linha de produção saem todos os meses quatro unidades do modelo Arator e uma do Echar, independente de pedidos. A XMobots também desenvolve sensores, câmeras e subprodutos, como antena, catapulta, o case de transporte, dominando 100% da cadeia produtiva. Eles já contam com 200 VANTs voando no Brasil e no Chile e, dentro em breve, também em Angola.

Para Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, contribuir para o desenvolvimento o desenvolvimento e sucesso dessas empresas é muito gratificante. “Isso mostra que estamos cumprindo nossa missão de oferecer suporte e apoio nas áreas tecnológicas, empresarial e na captação de recursos de fomento e investimento, além de infraestrutura física e ambientes de convívio compartilhado e sinérgico”, afirma Risola.

Serviço

III Expocietec

Data: 27 e 28 de novembro de 2018

Horário: das 9h às 18h

Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP

Inscrições: www.expocietec2018.com.br

Sobre o Cietec

O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.