Notícia

Anba - Agência de Notícias Brasil-Árabe

Historiadora lança livro sobre fundador da Casa da Boia

Publicado em 07 novembro 2018

São Paulo – A historiadora Renata Geraissati lança nesta quinta-feira (18), às 16 horas, o livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”, na Casa da Boia Cultural, em São Paulo. A obra conta a história do imigrante sírio de ascendência armênia que fundou a Casa da Boia, um dos mais tradicionais pontos de comércio da capital paulista, que em 2018 completou 120 anos de funcionamento. Hoje a empresa é dirigida pelo neto de Tahan, Mário Rizkallah, conselheiro e ex-diretor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Geraissati: livro interliga trajetória do biografado com o desenvolvimento urbano de São Paulo

A publicação tem como base a pesquisa de mestrado de Geraissati na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, segundo a assessoria de imprensa da Casa da Boia, a edição e o lançamento foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O livro parte de um indivíduo, uma micro-história, e o interliga com a macro-história de São Paulo e de seu desenvolvimento urbano, desde sua chegada à cidade, em 1885, até o seu falecimento, em 1949”, disse a autora, de acordo com nota divulgada pela assessoria.

O livro relata a trajetória de empreendedorismo do empresário sírio, passando pela criação da Casa da Boia – inicialmente produzindo artefatos de decoração, e posteriormente com a fabricação e comercialização de metais sanitários -, por sua atuação no mercado imobiliário como construtor e por suas ações filantrópicas.

Reprodução da capa da publicação

O lançamento do livro pela editora Annablume faz parte das comemorações dos 120 anos da Casa da Boia, que já contaram com a inauguração Casa da Boia Cultural, dirigida pela mulher de Mário Rizkallah, Adriana Rizkallah; a exposição “Entre papéis, fotografias e objetos: o acervo de Rizkallah Jorge Tahan”, com curadoria de Geraissati; e uma grande festa na tradicional loja da Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo.

Serviço

Lançamento do livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”

08 de novembro de 2018, das 16 às 20 horas

Casa da Boia Cultural

Rua Florência de Abreu, 119, São Paulo, SP

Ficha técnica

“Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”

De Renata Geraissati Castro de Almeida

Editora Annablume

Preço: R$ 56,00

223 páginas

Sérgio Tomisaki/ANBA

Sérgio Tomisaki/ANBA

Divulgação

The post Historiadora lança livro sobre fundador da Casa da Boia appeared first on Agência de Notícias Brasil-Árabe.