No próximo sábado (4), a partir das 20 horas, acontece no Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita", o lançamento do livro "Companhia Ararense de Leiteria (1909-1921): o empreendedorismo de Louiz Nougués e a diversificação na economia cafeeira".
A obra é uma dissertação de mestrado de Gustavo Pereira da Silva, em Desenvolvimento Econômico, no Instituto de Economia da Unicamp (Universidade de Campinas). Conta que há 89 anos a multinacional suíça Nestlé instalou sua primeira unidade industrial no Brasil. Naquele ano de 1921, a empresa alimentícia iniciou sua inserção no mercado brasileiro através da pioneira fábrica no município de Araras, base para as 27 unidades Nestlé que atualmente existem no país.
Porque a maior empresa alimentícia do mundo escolheu o município paulista de Araras como sede de sua primeira fábrica no Brasil? A resposta está na análise de uma firma formada na cidade de Araras pelo francês Louiz Nougués e alguns fazendeiros no ano de 1909, a Companhia Ararense de Leiteria.
É na compreensão da magnitude dos negócios da leiteria ararense - a primeira empresa a produzir leite condensado no país - motivos que levaram a multinacional suíça Nestlé a desembarcar na pequena Araras do início dos anos 1920 e fazer da cidade de Araras a matriz de seus investimentos industriais no Brasil.
O autor
Formado em História pela Unesp/Franca-SP, Gustavo Pereira da Silva é mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutorando em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp. Além de ser bolsista-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).