Laboratório de ciências recebeu nome do professor, que morreu este ano
Com a inauguração de um Laboratório Interativo de Ciências, a Escola Municipal de Ensino Médio e Fundamental Viente Ráo, no Parque Industrial, em Campinas, homenageou o doutor e professor da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Hilário Fracalanza. Ele foi mentor e referência para muitos professores de biologia e morreu no início deste ano. A sala recebeu o seu nome na tarde de ontem.
“Ele ficaria muito contente, não só com a homenagem, mas com a realização do laboratório, pois sempre foi uma de suas bandeiras. Para ele, a escola era muito importante para a existência de seres humanos responsáveis”, disse Paulo Sérgio Fracalanza, filho do patrono da nova sala. A inauguração também contou com a presença de amigos do professor e parceiros do projeto.
“Temos um privilégio de ter uma laboratório como esse, que é uma necessidade”, disse o aluno Renan Dittz, de 14 anos, que cursa o 9º ano. Foram três anos de pesquisa e reuniões entre a Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Prefeitura de Campinas até que o espaço saísse do papel.
“Com a experimentação, o aluno deixa de ter uma visão livresca e passa para a prática. Com isso, o olhar torna-se mais reflexivo sobre o mundo e a ciência. O Hilário foi referência para todos nós, com produção de textos que usamos para concluir o laboratório”, afirmou o professor Pedro Ganzeli, da FE e coordenador do trabalho em conjunto que resultou na entrega do laboratório.
Fonte: Correio Popular