O bioquímico Hernán Chaimovich Guralnik, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) acaba de receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidad de La Frontera (UFRO), no Chile. A distinção foi entregue por Sergio Bravo, reitor da UFRO, durante a inauguração do ano acadêmico de 2014. A data também celebrou o 33º ano da instituição.
Para Chaimovich receber essa distinção foi uma hora e um prazer. "É um reconhecimento ao trabalho que faço há muitas décadas de aproximação entre instituições da América Latina e o Brasil. As pessoas, intelectuais desse continente são muito boas, o que falta é a aproximação das instituições que dependem de decisões políticas e tenho trabalhado para isso", disse.
Ele lembra que a Universidad de La Frontera é um exemplo desse trabalho que deu muito certo. "Essa universidade optou por estabelecer relações com instituições brasileiras, especialmente com as de São Paulo. O reitor Sergio Bravo soube aproveitar de forma brilhante as oportunidades que foram oferecidas. Hoje, os estudantes chilenos de graduação e pós- graduação da UFROFrontera tem dupla titulação com uma série de instituições paulistas", explicou.
De acordo com o professor Chaimovich, o Chile só tem nove universidades que são reconhecidas em todos os campos e uma delas é a Universidad de La Frontera. "Isso se deve em parte ao que nós fizemos juntos. Fico muito contente com a parceira que essa universidade estabeleceu com o Brasil", revelou.
Para o site da universidade chilena, o reitor Sergio Bravo declarou que, "graças às iniciativas de Chaimovich, a Universidad de La Frontera conseguiu estabelecer uma relação de primeiro nível com uma das mais importantes instituições da Iberoamérica, a Universidade de São Paulo (USP), projetando-a para além da região sul americana".
Durante a cerimônia Bravo destacou a carreira acadêmica desenvolvida por Chaimovich principalmente no Brasil e disse que "a distinção o qualifica como integrante desta comunidade universitária, por seu altruísmo, generosidade e ativa promoção e ensino das ciências bioquímicas". O reitor da UFRO também afirmou que o título concedido a Chaimovich reconhece suas contribuições para a política científica mundial nos papeis de professor do Instituto de Química e decano de investigação da USP, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências, dentre outros.
Hernan Chaimovich é coordenador dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP e decano de investigação na USP.
(Jornal da Ciência)