Notícia

Folha Dirigida

Herman Voordwald é o novo secretário de estado de Educação

Publicado em 02 janeiro 2011

O governador eleito em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou o atual reitor da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, como o novo secretário de estado da Educação. O anúncio foi feito no último dia 17, em entrevista coletiva na capital paulista. Na ocasião, Alckmin destacou suas prioridades para a área e prestou seu reconhecimento ex-secretário, da pasta Paulo Renato Souza.

`Vamos dar continuidade aos bons projetos e trazer novos avanços. Aprogressão continuada será aperfeiçoada, com mais aulas de reforço, a meritocracia é a capacitação dos professores. Vamos investir no professor e no aluno`, disse.

Já o novo secretário destacou que entre suas prioridades está a capacitação dos professores, fator que julga fundamental para a melhoria da qualidade da educação no estado. Dessa forma, Herman pretende aproveitar a experiência das três universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp - além do ensino semipresencial, através do Programa Univesp. `O diferencial das três universidades é seu quadro de pessoal. Sempre privilegiamos o quadro. Acredito que se não houver formação dos docentes não é possível formar o aluno`, disse.

Para Voorwald a experiência a distância da Unesp, com a oferta do curso de graduação em Pedagogia dentro do sistema Univesp, tem se mostrado um caminho de sucesso para essa formação. `O curso de Pedagogia teve em seu vestibular uma relação de 7 candidatos por vaga, o que é um recorde. Há a demanda no magistério para a qualificação. Com a ferramenta semipresencial isso não é algo difícil de se fazer`, acrescentou.

O novo secretário destacou que pretende ter no ensino fundamental e médio a excelência do ensino superior paulista. Apesar de considerar a progressão continuada fundamental, Herman destacou que, se o aluno não é aprovado, `o problema deve estar na metodologia e no processo. No ensino superior, por exemplo, os alunos de hoje chegam com formação diferente do que chegavam antes, até por terem mais acesso à informação. Por isso, é preciso readequar os currículos para a melhor a formação do profissional`, frisou.

Herman também falou sobre as remunerações dos professores e disse que aproveitará sua experiência com o orçamento na Unesp. `Acho que os professores não são bem remunerados, mas ainda preciso verificar o orçamento. Não há dúvidas, porém, que a remuneração é a última instância do reconhecimento do comprometimento dos docentes`, afirmou. A reitoria da Unesp será assumida por seu atual vice, Julio Cezar Durigan.

Conheça o novo secretário de Educação

Herman Voorwald é reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde janeiro de 2009. Professor titulardo Departamento de Materiais e Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Unesp desde 1996, membro do Conselho Superior da Fapesp e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas. Foi vice-reitor e assessor-chefe de Planejamento e Orçamento da Unesp no quadriénio 2005 -2009.