Notícia

DCI online

HC recebe mais investimentos para estudar Alzheimer

Publicado em 24 agosto 2010

SÃO PAULO - O Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) conseguiu um apoio financeiro de R$ 3,5 milhões para a realização de um projeto temático sobre a Doença de Alzheimer (DA). Os recursos foram destinados ao HC pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A pesquisa, coordenada pelo titular de Psiquiatria da FMUSP e presidente do Conselho Diretor do IPq Wagner Gattaz, envolverá estudos clínicos, laboratoriais e de neuroimagem. Devido à sua abrangência, o trabalho será distribuído em 14 subprojetos envolvendo cerca de 30 profissionais.

Um dos focos do estudo será o lítio, substância que possui efeito neuroprotetor na Doença de Alzheimer. Os pesquisadores avaliarão as concentrações do lítio no cérebro de seus pacientes, permitindo assim uma correlação com as doses prescritas do medicamento.

Outro aspecto relevante da pesquisa será o uso do equipamento Luminex, objeto de estudo no IPq há quatro anos, capaz de medir no líquor (retirado da coluna do paciente) três biomarcadores relacionados à doença, sendo um dos mais promissores métodos para a realização de diagnóstico precoce.