Notícia

Jornal da Manhã (Marília, SP) online

HC inaugura laboratório para exame de Covid

Publicado em 14 agosto 2020

Estrutura custou cem mil reais, investimento da iniciativa privada e da 2ª Vara Criminal de Marília

O Hospital das Clínicas inaugurou ontem seu laboratório para exames de Covid-19 por RT-PCR. A instituição conquistou a habilitação do Instituto Adolfo Lutz para a análise das amostras, sem necessidade de contraprova. Os pacientes internados e do Pronto-Socorro passam a receber o resultado no mesmo dia.

A cerimônia oficial de inauguração da nova estrutura foi feita por webconferência pela recomendação de distanciamento social para conter a pandemia.

O novo laboratório com sala própria, equipamentos e insumos específicos para extração do RNA Viral era uma exigência para o credenciamento do HC. A estrutura fica localizada no prédio do Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade, que integra o Hospital das Clínicas.

Também foi necessário ampliar o Laboratório de Biologia Molecular do Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia, no prédio do Hemocentro. Além de receber novos equipamentos e insumos.

Para esse investimento o HC/Famema utilizou em torno de cem mil reais, recursos financeiros doados por três instituições parceiras: Entrevias Concessionária de Rodovia, 2ª Vara Criminal de Marília e ONG Projeto Semear.

A técnica de RT-PCR é o padrão ouro mundial para detecção do Coronavírus. A detecção ocorre pela amostra de Swab (secreções da orofaringe ou nasofaringe) colhidas de pacientes entre o terceiro ao décimo dia do início dos sintomas respiratórios.

Esse procedimento já era de conhecimento técnico da Famema e do HC/Famema (autarquia de saúde da instituição) pelo investimento em pesquisa e aquisições laboratoriais através de recursos financeiros da Fapesp.

Só que, até então, não havia essa autorização da Saúde Pública e, mesmo que o HC fizesse a análise da amostra para detectar contaminação ou não de Coronavírus, o exame tinha que ser submetido à contraprova do Instituto Adolfo Lutz, o que demorava semanas.

Resultado em um dia

A partir dessa sexta-feira o HC terá a capacidade de cumprir até 40 análises por dia, com resultado no mesmo dia. De acordo com a superintendente do HC/Famema, Paloma Libanio Nunes, essa aceleração otimiza os leitos reservados à pandemia porque os pacientes com resultado negativo podem ser liberados do isolamento para a ala não Covid.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Hora H Notícia