Notícia

Correio Popular (Campinas, SP)

HC ganha novos equipamentos de precisão contra o câncer

Publicado em 12 abril 2013

O serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugura hoje dois novos equipamentos para auxiliar na precisão de diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.

Dentre os novos aparelho está o PET/CT, avaliado em mais de R$ 4,2 milhões e adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os exames do PET/CT fornecem um diagnóstico mais preciso da localização de tumores, nos casos de pacientes com câncer, por exemplo, e ajudam a definir o melhor tratamento para cada paciente.

De acordo com a assessoria do HC, o diferencial do equipamento é a obtenção de imagens de alta qualidade pela combinação das duas tecnologias de tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (CT). O equipamento é capaz de sobrepor as imagens obtidas pelo exame PET, que mostram a função biológica e metabólica do corpo antes mesmo das mudanças anatômicas serem percebidas com as informações obtidas pelo exame de tomografia que fornece a anatomia do corpo como a localização, tamanho, formato. Produz, desta forma, uma terceira imagem, que permite que médicos consigam identificar e diagnosticar doenças cardíacas, cerebrais e até câncer com mais precisão. O reitor da Unicamp, Fernando Costa, e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Mário Saad, participarão da entrega oficial dos novos equipamentos.

(AAN)