Notícia

Agência USP de Inovação

HackSBSeg 2019

Publicado em 12 agosto 2019

Por Mariana Arrudas | Jornal da USP

O grupo de extensão do IME, USPCodeLab, em parceria com o IMEsec, criou o HackSBSeg. Um Hackathon sobre segurança para o Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).

O SBSeg representa o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.

Nesta edição, o tema será “utilizando blockchain para criar aplicações distribuídas e seguras”. Blockchain é um dos assuntos que entraram na moda quando se trata de tecnologia, é uma estrutura de dados que permite armazenar informações de forma aberta por várias máquinas numa mesma rede. Popularizada por criptomoedas como o Bitcoin, hoje existem diversas implementações de blockchain que permitem criar smart contracts, programas que são armazenados e executados pelos membros da rede.

Em 2019, o HackSBSeg terá 40 vagas e será aberto para quaisquer interessados, com preferência para participantes inscritos na SBSeg 2019.

Informações sobre o evento

Data: 14h00 do dia 31/08 (sábado) até às 16h00 do dia 01/09 (domingo)

Local: Centro de Competência em Software Livre (CCSL) da USP, no IME.

Inscrições: Se iniciam às 17h00 no dia 14/08 e se encerram às 22h00 do dia 16/08. As inscrições deverão ser feitas nesse link.

O regulamento do evento estará disponível em: https://uclab.xyz/hacksbseg-rules.

O HackSBSeg é patrocinado pela CAPES, FAPESP, CNPq, IME-USP e a empresa Clavis Segurança de Informação. Além disso, tem a realização pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Universidade de São Paulo e o IME-USP.