Um estudo feito por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e de Harvard (EUA), observou que uma boa parte dos casos de câncer do Brasil poderiam ser evitados através da adoção de hábitos saudáveis de vida como a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável.
O câncer é uma doença que tem inúmeros fatores de risco (inclusive genéticos), mas hoje sabe-se que alguns aspectos aumentam a possibilidade de se desenvolver câncer, são eles: o hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool, o excesso de peso, o sedentarismo e uma alimentação “não saudável”. No caso do Brasil, o cigarro ainda é o maior causador de câncer, principalmente entre os homens, e o sedentarismo e excesso de peso são os maiores entre as mulheres.
Com relação à alimentação, alguns pontos merecem destaque como o baixo consumo de frutas, vegetais e, consequentemente, de fibras; a baixa ingestão de cálcio e o consumo elevado de carne vermelha e ultraprocessada. Mas é importante deixar claro que, melhorar esses aspectos não é garantia de não se desenvolver câncer, ao mesmo tempo que manter esses hábitos não significa uma condenação… o câncer tem muitos fatores de risco e os hábitos de vida englobam apenas uma parte deles.
Na minha humilde opinião, não custa nada melhorar o que está ao nosso alcance para tentar garantir uma vida com mais qualidade, pois tem fatores de risco que não estão ao nosso alcance direto modificar, é o caso do stress, da poluição e da genética; por isso, vou deixar aqui algumas dicas que podem ajudar:
- Baseie sua alimentação nos vegetais (o que inclui verduras, legumes E frutas) e, se possível consuma orgânicos;
- Procure praticar alguma atividade física que te agrade, vale cross fit, dança, luta, pilates, caminhada…
- Não fume.
- Evite consumir alimentos ultraprossados com frequência, deixe para quando for realmente inevitável ou para quando você quiser muito… um cachorro quente lá de vez em quando não condena ninguém à morte se a rotina da pessoa for saudável.
- Deixe o álcool para as ocasiões especiais…
- Se você estiver acima do peso, faça um checkup e procure um(a) nutricionista para te ajudar a emagrecer e cuidado com dietas da moda e “dicas” de quem não tem formação na área!
Fonte: Agência Fapesp