Notícia

Federação dos Bancários da CUT-SP

Habitação e transportes: desafios urbanos

Publicado em 19 março 2009

Agência FAPESP    

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP, acaba de lançar o estudo Indicadores Ambientais e Gestão Urbana: Os desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo.

A publicação – disponível gratuitamente na internet – é uma iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) do Município de São Paulo com apoio técnico do CEM.

Segundo os autores, o estudo evidencia a complexidade das realidades intraurbanas no espaço da cidade, “no qual a heterogeneidade das diferentes regiões, observada de uma maneira mais usual em termos socioeconômicos, também se aplica às condições ambientais”.

O estudo identificou na capital paulista um alto grau de variedade com relação aos problemas e pressões ambientais nos diferentes espaços urbanos. De acordo com os resultados, a cidade e sua região metropolitana enfrentam um cenário bastante próximo ao limite de sustentabilidade por conta do aumento da imobilidade urbana e do comprometimento de suas áreas prestadoras de serviços ambientais.

A esse quadro se agregam, a médio prazo, incertezas com relação ao cenário de mudanças climáticas globais. A atual situação leva obrigatoriamente à necessidade de incorporação de novos paradigmas, em especial de habitação e transporte.

Mais informações: www.centrodametropole.org.br