Notícia

Agregario

Guia mostra diversidade de anfíbios da Mata Atlântica

Publicado em 20 setembro 2013

Célio Haddad, professor do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, é o coordenador do livro Guia de Anfíbios da Mata Atlântica: diversidade e biologia. Entre os seis autores, está Cynthia Prado, professora da Unesp de Jaboticabal.

O livro, bilíngue português/inglês, é o guia mais completo dos anfíbios da Mata Atlântica, bioma considerado como um hotspot de biodiversidade. O livro traz informação sobre alimentação, predadores, defesa, reprodução, girinos e conservação.

São tratadas 457 espécies, que correspondem a cerca de 85% da diversidade total de anfíbios desse bioma. Com mais de 500 fotografias, a publicação é da Anolis Books (544 páginas, R$ 215).

Informações: http://www.anolisbooks.com.br/pt/catalogo/detalhe/1/519.html

Sobre Célio Haddad

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Unicamp (1982), mestrado (1987) e doutorado (1991) em Ecologia também pela Unicamp. Livre-Docente pela Unesp), Câmpus de Rio Claro, e atualmente Professor Titular desta instituição. Membro da Coordenação de Ciências Biológicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de 2004 a 2009, membro da Coordenação do Programa Biota/Fapesp, de 2009 a 2012 e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Zoologia CA-ZO do CNPq de 2010 a 2013. Research Associate do Museum of Vertebrate Zoology, University of California, Berkeley, USA (1997). Visiting Professor, Cornell University, USA (2013). Curador da Coleção de Anfíbios (CFBH) da Unesp, Rio Claro. Foreign Honorary Member em herpetologia da American Society of Ichthyologists and Herpetologists. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, atuando principalmente com taxonomia, sistemática, filogenia, evolução, comportamento, reprodução e conservação dos anfíbios anuros. Pesquisador 1A do CNPq.

Sobre Cynthia Prado

Possui graduação em Ciências Biológicas (1994) e mestrado em Ecologia e Conservação pela UFMS (1997). Realizou o doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp -Rio Claro (2004) e pós-doutorado na mesma universidade (2004-2008), quando realizou duas visitas a Universidade de Cornell, EUA. Atualmente é professora assistente doutora (RDIDP) do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Unesp- Jaboticabal, e professora credenciada junto aos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação na UFMS e Ciências Biológicas (Zoologia) na Unesp de Rio Claro. É editora associada dos periódicos Herpetology Notes (Societas Europaea Herpetologica), South American Journal of Herpetology e Herpetologia Brasileira (Sociedade Brasileira de Herpetologia), revisora ad hoc dos periódicos Copeia, Journal of Natural History, Zoologia, Herpetological Journal, Journal of Herpetology, Biological Journal of the Linnean Society, Biotropica, Behavioral Ecology, entre outros, e atua como parecerista ad hoc da Fapesp. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em comportamento reprodutivo e ecologia de anuros.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - (11) 5627-0329/0566/0330

Twitter: @unespreitoria - Facebook: www.facebook.com/UnespReitoria