Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Guia de Campo orienta sobre plantas aquáticas e palustres no Estado

Publicado em 11 dezembro 2008

O Guia de Campo para Plantas Aquáticas e Palustres do Estado de São Paulo acaba de ficar pronto, lançado pela Holos Editora. Foi escrito pelos professores do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Maria do Carmo E. Amaral e Volker Bittrich, além de contarem com a colaboração de alunos de iniciação científica e de pós-graduação do IB. A obra permite a identificação de plantas aquáticas e palustres que ocorrem no Estado e em regiões limítrofes. É o resultado do desenvolvimento de projetos realizados com o apoio da Capes, do CNPq e da Fapesp ao longo de mais de dez anos de coletas, registros fotográficos, identificação e descrição das espécies.

O livro inclui cerca de 400 espécies ilustradas através de centenas de fotografias coloridas e inclui também um glossário ilustrado dos termos botânicos utilizados. Para facilitar a identificação das espécies por um leigo, as plantas foram organizadas de acordo com as cores de suas flores, sendo que uma parte foi reservada para “capins” e plantas similares e outra para plantas sem flores ou com flores muito diminutas.

Dentro dos grupos de cores, as espécies foram agrupadas de acordo com a semelhança da morfologia das suas flores, de modo que plantas pertencentes às mesmas famílias botânicas geralmente ficam próximas umas das outras. Como ambientes aquáticos e palustres são muito ameaçados, acredita-se que esse guia de campo possa contribuir para que o público em geral aprenda a conhecer e apreciar melhor as plantas desses ambientes. Leia mais sobre o tema no Jornal da Unicamp, em edição de 2005, durante a composição do trabalho.