Notícia

Folha Metropolitana

Guarulhos quer ser referencia em inovação

Publicado em 16 outubro 2011

Por LAÍS DOMINGUES

A Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende Guarulhos), a Prefeitura e as instituições de ensino da cidade são uníssonas quando o assunto é Ciência e Tecnologia: Parque Tecnológico e sistematização da inovação no município. No Dia da Ciência e Tecnologia, Guarulhos parece ter o que comemorar com o empreendedorismo inovador, que já atrai a atenção de indústrias e profissionais de outras cidades e até mesmo outros estados.

Um dos motivos de orgulho para a cidade, e que segue como embrião do Parque Tecnológico tão esperado, é a Incubadora da Agende, atualmente localizada na Vila Nova Cumbica. Segundo o coordenador do núcleo acadêmico e do núcleo do Parque Tecnológico da Agência de Desenvolvimento, Devanildo Damião, a incubadora, que completa seis anos neste mês, começou apenas com a perspectiva de apoiar o empreendedorismo e reduzir a taxa de mortalidade das novas empresas.

Mas, a partir de 2008, após pesquisa feita pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que apontou que a cidade tinha condições de formar um Parque Tecnológico, que a incubadora passou de ambiente de proteção a um ambiente que proporcionasse e buscasse uma sistematização da inovação na cidade. "A pesquisa comprovou que a cidade, dada a economia forte de sua indústria, estava apta, apesar das lacunas de base técnica científica, a receber o Parque Tecnológico, então a decisão foi fazer da incubadora um embrião do parque, de forma a apoiar os investimentos inovadores e criar uma atmosfera positiva de sistematização, inclusive com acordos de cooperação técnica com entidades de ensino superior" afirmou.