Notícia

Campinas.com.br

Grupo NUA, de SP, traz a Campinas projeto de dança, música e performance

Publicado em 30 julho 2015

O grupo NUA, de São Paulo, traz a Campinas o projeto de dança, música e performance “Arquiteturas Sonoras”. A residência artística ocorre entre os dias 5 e 8 de agosto, no Espaço Cultural Casa do Lago, da Unicamp, onde irá apresentar a performance de dança e música, além de ministrar a oficina “Intersecções poéticas entre o movimento e a voz”, que tem inscrições abertas até dia 31 de julho para artistas. As atividades são gratuitas e tem apoio do edital Artes Integradas do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).

 

Dirigido pelo dançarino, cantor e performer Lineker, o NUA é formado por ex-alunos dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Música da Unicamp. Carolina Holly, Chico Lima, Renata Dalmora e Talita Florêncio integram o coletivo surgido em março de 2012, como grupo colaborador da pesquisa de mestrado de Lineker (Unicamp/Fapesp). O trabalho do grupo tem como principal caracterísca a mistura do canto e da dança como forma de expressão.

 

O projeto “Arquiteturas Sonoras” teve início em 2014. Ao longo de quatro meses, o grupo se dedicou a fazer um estudo sobre a arquitetura e acústica do interior do prédio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, buscando explorar diferentes possibilidades de relação do corpo e da voz com as características do espaço. Do processo surgiu a performance “Arquiteturas Sonoras”, que estreou em dezembro do ano passado.

 

O espetáculo é um convite a parar, silenciar a mente em busca por significados e deixar o corpo ressonar na presença de corpos e vozes que surgem do espaço e ecoam nele, deixar-se tomar pela sinestesia dos sons e das paisagens que emergem, propagam-se e se ancoram nas paredes, janelas, no ar de cada espaço.

 

Oficina

 

Além da apresentação da performance, o projeto traz também a oficina “Intersecções poéticas entre o movimento e a voz”. A oficina é indicada para atores, cantores, dançarinos, perfomers e artistas em geral, profissionais ou estudantes. Nela, o diretor Lineker e os integrantes do NUA compartilharão alguns dos exercícios e procedimentos utilizados pelo grupo em seus ensaios. Alguns participantes poderão ser convidados a integrar o côro de uma das cenas da performance “Arquiteturas Sonoras”.

 

Os interessados em participar da oficina devem enviar uma carta de apresentação para o e-mail producaolineker@gmail.com até o dia 31 de julho. Os selecionados serão avisados por e-mail. A participação em todos os dias da oficina é obrigatória.

Serviço:

 

Oficina “Intersecções poéticas entre o movimento e a voz”

Local: Sala AD 01 do Departamento de Artes Corporais da Unicamp. Rua Pitágoras, 500, Barão Geraldo - Campinas  (dias 5 e 6 de agosto) / Casa do Lago. Rua Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária Zeferino Vaz - Campinas (dias 7 e 8 de agosto)

Horário: das 14h às 17h

Entrada: gratuita

Inscrições: os interessados devem enviar uma carta de apresentação para o e-mail producaolineker@gmail.com até o dia 31 de julho. Os selecionados serão avisados por e-mail. (A participação em todos os dias da oficina é obrigatória)

 

Performance “Arquiteturas Sonoras”

Local: Casa do Lago da Unicamp. Rua Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária Zeferino Vaz  - Campinas

Data: 8 de agosto

Horário: 16h

Entrada: gratuita