Notícia

Varginha Online

Grupo de pesquisadores está realizando entrevistas e colhendo testes em residências de Varginha

Publicado em 18 fevereiro 2021

A Prefeitura Municipal de Varginha anunciou nesta quinta-feira (18), que a cidade está recebendo novamente a visita de um grupo de pesquisadores que vão realizar mais uma etapa da EPICOVID, um dos maiores estudos epidemiológicos da Covid-19.

Segundo a Administração Municipal, trata-se da quinta e última etapa que finaliza a pesquisa, em uma parceria do Ministério da Saúde com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e o Laboratório Hermes Pardini.

"Nesse momento, o estudo acontece em 25 setores censitários de Varginha, escolhidos através de mapeamento aleatório para a coleta de 8 a 10 casos por setor, e que vai dar, na verdade, uma coleta sorológica para fazer o teste de IGG dos que estiverem em casa do domicílio que foi escolhido por geoprocessamento", explicou a Prefeitura.

Os pesquisadores estarão utilizando crachás e se apresentarão nas residências, fazendo testagem sorológica qualitativa dos moradores. Os dados serão enviados à Fapesp, que fará a análise epidemiológica e estatística.

"Esses dados completam aquelas quatro etapas anteriores da pesquisa Epicovid, que aconteceu ao longo de 2020. Essas pessoas estarão usando crachás e deixando bem explicado o objetivo e desenvolvimento dessa pesquisa", afirmou o secretário municipal de saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho.