Notícia

Universia Brasil

Grupo de Estudos da USP oferece bolsas de pós-doutorado

Publicado em 29 outubro 2009

O grupo de estudos "Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização" da USP (Universidade de São Paulo) recebe inscrições para duas bolsas de pós-douturado. Profissionais interessados podem enviar suas propostas até dia 30 de novembro à coordenadora do projeto, Belmira Oliveira Bueno, pelo e-mail bbueno@usp.br.

Há oportunidades para pesquisas sobre novos modelos de formação de professores em serviço em países da América Latina, bem como sobre o trabalho docente nos diferentes modelos criados na América Latina para a formação de professores em serviço. Enquanto a primeira opção visa desenvolver análises comparativas entre modelos de formação das séries iniciais do Ensino Fundamental que surgem após os anos 90 em diferentes países latino-americanos, a outra irá rastrear a gênese desses cursos no que tange às propostas de trabalho docente.

Para concorrer a uma das vagas é preciso ter título de doutor, com comprovada competência na área e tema proposto. Os candidatos deverão apresentar currículo atualizado, carta de recomendação, carta contendo breve relato de sua experiência e objetivo de carreira. Aqueles que tiverem vínculo empregatício deverão comprovar ainda a concordância da instituição em conceder afastamento sem vencimentos. Os documentos devem ser enviados em formato PDF (Portable Document Format).

Os aprovados terão direito a uma bolsa no valor de R$ 4.508,10 mensais oferecida pela Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Em contra partida, deverão apresentar anualmente ao menos um artigo científico para publicação em periódicos nacionais ou internacionais na área da pesquisa e um relatório anual de atividades, além de apresentar um seminário por semestre. O projeto inicial deverá durar 12 meses, podendo haver prorrogações.