Notícia

Rádio Piratininga 750 AM

Grupo de cientistas estrangeiros participa de city tour em São José

Publicado em 22 maio 2014

A Prefeitura de São José dos Campos programou um city tour para um grupo de 150 cientistas de vários países que participarão, na próxima semana, de uma reunião científica no Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O passeio, realizado pela Secretaria de Turismo, será na quinta-feira (29), das 14h às 17h, pelos parques e centro da cidade, com monitores. Os visitantes receberão material informativo sobre os pontos turísticos de São José dos Campos e de São Francisco Xavier. O city tour terminará no Parque Vicentina Aranha.

Na terça-feira (27), a partir das 19h, os cientistas vão acompanhar ainda uma apresentação de Chorinho no teatro Colinas, que fica no Colinas Shopping.

Workshop

No Inpe, os pesquisadores participarão da 14ª edição do “Workshop sobre Aspetos Técnicos e Científicos dos Radares Mesosféricos, Estratosféricos e Termosféricos (MST14/iMST1)”, que começa neste domingo (25) e prossegue até a quinta-feira (29).

É a primeira vez que este evento é realizado no Brasil. Trata-se de um encontro anual realizado durante os últimos 30 anos e que pela primeira vez acontece no Brasil. Dele particiam cientistas, engenheiros, especialistas, teóricos e estudantes.

Os debates serão sobre tecnologias e estudos realizados com radares de monitoramento meteorológico e observação do espaço. O workshop é realizado pelo Comitê de Pesquisa do Espaçoee on Space Research (COSPAR), a Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial (ALAGE) e a Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). Tem apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Turismo e patrocínio da Fapesp e da Capes/Mec.

AI/PMSJC