Notícia

Espaço Ecológico no Ar

Grupo da USP realiza estudos para subsidiar projeto de lei sobre estocagem de carbono

Publicado em 03 setembro 2021

Trabalho conduzido no Centro de Pesquisa para Inovação em Gás busca favorecer a criação de um marco legal que propicie segurança jurídica às empresas que optarem pelo armazenamento de gás carbônico

Subsidiar a criação de um marco legal que propicie segurança jurídica às empresas que optarem por adotar tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCS, na sigla em inglês). Esse é o objetivo de um conjunto de estudos que está sendo finalizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Sob a coordenação da professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP), o grupo realiza estudos sobre a etapa de estocagem da CCS, considerada a mais sensível de todo o processo. Esse tipo de tecnologia é uma das alternativas para enfrentamento das mudanças climáticas.

O trabalho é conduzido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica (Poli-USP).