Notícia

Portal G1 News

Grupo da UFSCar lança aplicativo gratuito de simulado para vestibular com 10 mil questões

Publicado em 11 abril 2019

Por Claudinei Junior/G1

Diretoria Regional de Ensino de São Carlos enviou indicação do aplicativo para diretores e professores para uso como treinamento no ensino médio da rede pública. UFSCar cria jogo de computador para ajudar no estudo para vestibulares

Muitos estudantes passam horas do dia em frente a celulares e computadores. Pensando nisso, um grupo de desenvolvimento de jogos educacionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou um aplicativo de simulado para vestibulares com mais de 10 mil questões.

O Ludo Simulado é um jogo eletrônico gratuito voltado para ajudar estudantes na preparação das provas. O aplicativo reúne questões das áreas de biologia, física, geografia, historia, matemática, química, entre outras. O dispositivo está disponível para sistema Android e uma versão está sendo criada para iTunes.

Segundo o coordenador do projeto e professor da UFSCar Elson Longo, a criação do aplicativo também teve como objetivo auxiliar professores em sala de aula.

“O professor pode fazer um simulado, ver na hora quantas questões cada um acertou, quais acertaram e em quanto tempo demorou resolver”, disse.

Simulado

Aplicativo Ludo Simulado pode ser baixado em celulares

Claudinei Junior/G1

O aplicativo fornece ao estudante a opção de escolher a quantidade de questões, tempo médio para resposta e quais matérias quer colocar na simulação. Após responder o simulado, o sistema mostra um relatório com a quantidade de acerto e tempo total de realização.

“A pessoa pode pautar a própria prova, colocando tempo para reposta de cada questão e simular como se fosse uma prova do Enem, por exemplo”, explicou o professor.

Ludo Simulado conta com mais de 10 mil questões de vestibulares

Reprodução

Segundo Longo, o jogo eletrônico é uma oportunidade dos jovens aproveitarem o tempo livre para treinar resoluções de questões que caem em vestibulares.

“Muitos estudantes fazem simulados em papel, mas como a maioria hoje em dia passa muito tempo em celulares, nosso objetivo é aproveitar as horas vagas deles e fazer com que brinquem e respondam as questões em vez de perder tempo com outras coisas”, contou Longo.

Criação

A primeira versão do jogo foi criada há 12 anos de maneira despretensiosa. Com orientação pedagógica, a 4ª versão do sistema foi lançada no inicio desse mês pelo Ludo Educativo.

“Pegamos mais de 10 mil questões para não ficar muito repetitivo e maçante. Fomos orientados por uma pedagoga para ficar mais didático. O que falta muito hoje em dia são jogos benéficos que ajudem no ensino”, disse.

Aplicativo do Ludo Simulado foi criado pelo grupo da UFSCar Ludo Educativo

Claudinei Junior/G1

A Diretoria Regional de Ensino de São Carlos enviou uma indicação do aplicativo para diretores, vice-diretores, coordenadores e professores para uso como treinamento de estudantes do ensino médio da rede pública.

“Nossos jogos têm dois milhões de acessos por ano. Estamos no século 21, tudo está mudando, inclusive na forma de estudar. Nossa sociedade é eletrônica, uma criança de dois anos usa celular, estamos nos adiantando e criando algo para auxiliar essas pessoas”, disse o Longo.

Grupo educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da UFSCar, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto foi criado em 2014 e o site já teve 8 milhões de acessos.

Composto por cerca de 30 pessoas, a equipe é formada por professores, estudantes e especialistas da UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Claudinei Junior/G1

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

from G1 > Educação https://glo.bo/2D87RGj