Notícia

G1

Grupo da UFSCar cria manual para cuidadores de pacientes que usam nutrição enteral domiciliar

Publicado em 05 agosto 2020

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) elaborou um manual de orientações para cuidadores de pacientes que usam nutrição enteral domiciliar. Nele há instruções para higienização e administração da dieta e de água, receitas e modos de preparo.

Por meio de textos e imagens ilustrativas, a cartilha propõe estratégias multiprofissionais de ensino-aprendizagem, com o objetivo de promover uma melhor qualidade na educação em saúde, considerando a relevância da participação do cuidador no processo saúde-doença.

O material está disponível no site e também será entregue aos cuidadores de pacientes internados nas enfermarias e no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Universitário (HU), ou que participarem do Grupo de Orientação em Terapia Nutricional Enteral (GOTNE).

O manual integra os resultados do projeto de Iniciação Científica da graduanda em enfermagem Maria Gabriela Afonso, que foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e orientado pela professora Fernanda Berchelli Girão Miranda, do Departamento de Enfermagem (DEnf).