Notícia

São Carlos em Rede

Grupo Ciência em Show do SBT participa do 2o. Seminário do Ciência Web

Publicado em 19 outubro 2011

Por Redação


Ciência em Show estará em São CarlosNos dias 26 e 27 de outubro,os desafios da comunicação cientifica estarão em destaque durante o 2o. Seminário do Ciência Web. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas abertas através do site www.cienciaweb.com.br . Um dos destaques do evento será o Grupo Ciência em Show do SBT, que fará parte da mesa-redonda "Experiências positivas da comunicação científica", que será realizada no dia 27, a partir das 9 horas e, em seguida irá se apresentar com a realização de alguns dos experimentos que levaram os três cientistas e apresentadores à serem conhecidos pelo grande público. Essa mesa-redonda contará também com as participações do diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC, Aprígio Curvelo e do professor do Departamento de Física da UFSCar e coordenador do portal de divulgação da Sociedade Brasileira de Física, Nelson Studart.

No segundo dia de atividades, o seminário terá ainda a mesa-redonda " Desafios da Comunicação Científica", a partir das 14 horas com a participação da jornalista e chefe de redação do Jornal da Cultura, Marília Assef; do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fernando Osório; e do professor de Física das redes pública e privada de Ensino Médio, Marco Aurélio Pillegi. Além disso, às 16h30, o evento abrirá espaço para a discussão da "Influência das novas tecnologias na comunicação", com a palestra da professora do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Mirella Moura Moro e uma apresentação do jogo virtual Ludo Químico – Uma alternativa para o Ensino, com o diretor do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos - CMDMC- Fapesp, Elson Longo.

Abertura

A abertura do seminário acontece no dia 26, às 19h, com a participação da jornalista e diretora de redação da Revista Pesquisa Fapesp, Mariluce Moura, que irá realizar a palestra " Contextualização da Comunicação Cientifica no Brasil".

Segundo a diretora do Ciência Web, Valda Rocha, o objetivo do seminário é trazer para o público presente olhares representativos da ciência, da comunicação e do público que recebe as informações. "A ideia é dar luz à experiências de difusão da ciência que tem bons resultados e também problemas enfrentados nessa área, já que o seminário pretende discutir, como o próprio nome revela, as formas e desafios de comunicação entre a ciência, o público em geral e os veículos", explica.