Notícia

Vale Paraibano online

Grupo analisa novo diretor do Inpe

Publicado em 28 setembro 2005

Por Marcelo Pedroso, de São José dos Campos

Pela primeira vez, funcionários programam debates com 11 candidatos à direção do instituto sediado em S. José

Funcionários do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, criaram uma comissão para coordenar debates com 11 candidatos à direção da instituição. As discussões acontecem hoje e amanhã.

A iniciativa partiu dos próprios funcionários para garantir maior transparência no processo de escolha do novo diretor. O período de inscrições de postulantes ao cargo encerrou no último dia 2 de setembro.

A comissão oficial de busca, formada por cinco pessoas de fora do instituto, fará entrevistas e a análise dos currículos dos candidatos. A partir desta triagem, serão apresentados três nomes para serem escolhidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Do total de candidatos inscritos, seis pertencem aos quadros do instituto e cinco são de outras instituições.

"Essa não é uma iniciativa oficial, nem do Inpe, nem do comitê de busca do MCT. É uma oportunidade que nós criamos para dar uma maior transparência ao processo seletivo", disse Antônio Miguel Vieira Monteiro, membro da comissão que organiza os debates no instituto.

Segundo Monteiro, são esperados cerca de 200 funcionários aos dois primeiros debates programados. Participarão em cada um dos encontros três candidatos ao cargo de diretor.

"Os debates vão começar às 13h30, com previsão de término às 17h30. Durante esse tempo, os candidatos vão se apresentar, falar sobre suas propostas e responder perguntas", disse Monteiro.

O representante dos funcionários disse que outros debates deverão ser programados futuramente para os demais candidatos.
"Alguns deles estão no exterior e não seria possível trazê-los. A gente programou os dois debates atuais por conta das pessoas que nos responderam imediatamente", disse.

Instituição - Depois de uma crise que terminou com o pedido de demissão do ex-diretor Luiz Carlos Moura Miranda este ano, o então ministro Eduardo Campos determinou sua substituição em caráter interino pelo coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial da instituição, Leonel Fernando Perondi. Perondi também é um dos candidatos à direção do Inpe.

A comissão de busca responsável pela coleta de candidaturas, análise de currículos e propostas de trabalho é presidida por Celso Pinto de Melo, pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco.

Também integram a comissão Michal Gartenkraut, reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Marco Antonio Raupp, diretor do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), e o ministro Everton Vieira Vargas, do Itamaraty.

O ValeParaibano entrou em contato com a assessoria de imprensa do Inpe e com o Sindicato dos Servidores Públicos de Ciência e Tecnologia, mas ninguém quis comentar o assunto ontem.