Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Grande encontro celebra a canção popular dentro e fora da Unicamp

Publicado em 15 outubro 2013

Vinte cinco anos após a criação do primeiro curso de graduação em música popular do país, a Unicamp promove, na segunda semana de novembro, um grande encontro temático para celebrar a data. O evento reunirá artistas, pensadores, produtores e público para compreender o papel da canção popular na sociedade.

 

Conforme a cantora, compositora e violonista Regina Machado, docente do Instituto de Artes (IA), o I Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular pretende também possibilitar um diálogo intenso entre a Universidade, os agentes de cultura e o público. O evento, gratuito, acontece de 11 a 15 de novembro na Unicamp e na Lagoa do Taquaral.

 

“A canção popular brasileira é um dos produtos da cultura mediatizada mais importantes em termos de longevidade, quantidade, qualidade e visibilidade. Ela é responsável pela imagem positiva do Brasil lá fora. Isso começa com Carmem Miranda, depois Tom Jobim, Ary Barroso, Chico Buarque, Caetano, entre tantos outros. É uma canção com uma história muito significativa, um dos patrimônios culturais do país. Ao criar um curso de música popular, a Universidade deu passo significativo ao compreender a importância deste fenômeno”, situa a docente e organizadora do encontro.

 

O evento, de acordo com ela, procura discutir este intenso diálogo existente entre a academia e a produção artística. “A proposta é reunir o público com alguns desses artistas e intelectuais que estão fazendo e pensando a canção, bem como com as novas gerações que estão sendo formadas dentro da Universidade. Hoje, nossos alunos estão dando continuidade a esta tradição e este patrimônio”, ressalta.

 

Na programação, nomes como o de Luiz Tatit, compositor, intelectual e professor universitário; Ivan Vilela, violeiro, pesquisador e compositor; Suzana Salles, cantora e compositora; José Miguel Wisnik, músico e ensaísta; Dante Ozetti, compositor, arranjador e violonista; entre outros. Os debates, encontros e apresentações acontecem no auditório e na sala Paes Nunes do IA; no Espaço Cultural Casa do Lago e no auditório do Instituto de Economia.

 

O show de encerramento – uma série de apresentações de novos grupos oriundos da graduação em música popular da Unicamp – acontece no dia 14, às 11h, na concha acústica da Lagoa do Taquaral. Tocam, o instrumentista Fred Ferreira, que já atuou ao lado de artistas consagrados como Orlandivo, Bebeto, Jair Rodrigues e Paula Lima; Lívia Nestrovski, solista de Arrigo Barnabé; e Luis Aranha, cantor, compositor e autor de “Onde Bate Sol”. O encontro, apoiado pela Prefeitura de Campinas e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), fornecerá certificado de participação mediante inscrição, que pode ser feita no site do evento: http://encontrocancaopopular.wordpress.com/