Notícia

Correio Popular (Campinas, SP)

GRADUAÇÃO (1 notícias)

Publicado em 15 de outubro de 2003

Os cursos de graduação constituem a primeira etapa da formação no ensino superior e possibilitam a obtenção de títulos de bacharel e licenciado. O bacharelado, tradicionalmente, prepara o profissional para os setores industrial, comercial e de serviços, onde ele vai aplicar conhecimento em atividades específicas. Em praticamente todas as áreas de atividades - Exatas e tecnológicas, humanas, Artes e Biológicas - pode-se obter o título de bacharel. A licenciatura forma docentes para o Ensino Fundamental a partir da 5ª série e para o Ensino Médio. São os casos dos professores de Matemática, história, Geografia etc.. Para lecionar da 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental, a formação em nível superior deve ser feita no curso de Pedagogia. Tanto bacharéis como licenciados podem cursar pós-graduação e, se for o caso, seguir carreira acadêmica. PÓS-GRADUAÇÃO Mestrado e doutorado Após concluir a graduação, o formado tema oportunidade de continuar seus estudos nos cursos de pós-graduação. Para o mestrado o aluno precisa desenvolver uma dissertação sobre um terna escolhida Pode ser a opção inicial de quem deseja se dedicar à carreira acadêmica, mas também é procurado para melhorar a qualificação profissional. O doutorado está tradicionalmente voltado à carreira acadêmica. O título de doutor é obtido Após a elaboração e aprovação de uma tese. O sistema de ensino brasileiro para cursos de pós-graduação estabelece duas grandes vertentes: stricto sensu e lato sensu. O stricto senso est'pa relacionado com os cursos de mestrado e doutorado e o lato sensu com os cursos de especialização. Nos estados unidos, o sistema de ensino estabelece vertentes similares e relaciona a strictu sensu com o ph.D (Philoshophy Doctor) e MS (Máster of Science). Já o lato sensu está relacionado com o MBA (Máster of Business Administration). INICIAÇÃO CIENTÍFICA É a porta de entrada para a pesquisa Geralmente, a entrada na iniciação científica ocorre quando o aluno demonstra interesse pela pesquisa. Após a concordância de um professor-orientador, é elaborado um projeto visando à obtenção de bolsa. Nada impede, porém, que o aluno desenvolva atuação voluntária em pesquisas de docentes. Os trabalhos de conclusão de curso também são outra oportunidade para exercitar a investigação científica na graduação. Entre as instituições que oferecem bolsas de iniciação científica estão o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).