Notícia

GQ Brasil online

#GQAplaude: Gustavo Cabral de Miranda desenvolve vacina brasileira contra o coronavírus

Publicado em 24 abril 2020

Por Ademir Correa (@ademircorrea)

O imunologista e sua equipe no InCor, em São Paulo, buscam pelo remédio que vai conter a transmissão futura do covid-19

O imunologista Gustavo Cabral de Miranda lidera a equipe do InCor que pesquisa a vacina brasileira de prevenção ao coronavírus prevista para 2021. Natural de Creguenhem, povoado de 3 mil habitantes que faz parte do município de Tucano (BA), sua trajetória de infância como vendedor de frutas e geladinho na feira (dois 8 aos 15 anos) à vida adulta como um dos cientistas mais notáveis da área (agora aos 38) se deu calcada primeiramente pela própria sobrevivência. Após trabalhar em um açougue, conta que juntou dinheiro para pagar o terceiro ano do segundo grau (na época) em escola particular e prestar vestibular. “Quando era criança, nunca achei que ia conhecer o mundo. É outra história para quem estuda certinho, tem uma alimentação correta, os nutrientes que precisa, pode descansar. Não era o caso de pessoas como eu [o primeiro de sua família a se formar no ensino superior]. Mas via nos que estudavam: ‘Aquela pessoa tem uma vida boa; e eu só faço trabalhar’. E hoje falam comigo: “Trabalhava desde criança, mas venceu na vida”. Aí respondo: ‘Muito obrigado pelo elogio, mas só venci porque parei de trabalhar’, relembra ele sobre a maneira como a educação foi capaz de reescrever seu futuro.

No início da graduação em ciências biológicas na UNEB, Cabral se envolveu em uma bolsa de iniciação científica de prevenção de doenças parasitárias (e meio ambiente) com trabalhadores de um lixão. “Ficava discutindo o futuro e a ciência com eles. Depois atuei com comunidades quilombolas – fiquei dois anos e meio. Não tinha dinheiro para almoçar e passava a acarajé que eles me davam [hoje coordena um projeto de pesquisa orçado em 5 milhões). Foi quando despertei para a minha área”, conta ele que, após doutorado na USP, partiu para Oxford, na Inglaterra, e Berna, na Suíça. “Passei os últimos cinco anos pesquisando estratégias de vacina lá fora. Voltei ao Brasil para trabalhar com o combate ao streptococcus e a chicungunha quando o Doutor Jorge Kalil (imunologista e chefe do laboratório do Instituto do Coração) me convidou para os estudos do covid-19. Inicialmente relutei porque nao ia mais ter dia nem noite. Quando aceitei, sabia que a gente conhecia muito pouco e teria de presar pela segurança’, explica. “Sou aquele típico de técnico de futebol bem retranqueiro. Só parto para o ataque se souber que não vou tomar gol no contra-ataque. É vida, cara. Não é brincadeira não”, comenta o baiano que agora volta a São Paulo (seus pais o acompanham durante a quarentena na capital paulista) como um nome que representa um futuro saudável para mais de 200 milhões de cidadãos. Por telefone, alheio ao frenesi de seu posto como cientista e salvador da pátria – “eu brinco, mudo de assunto porque se pensar que estou ‘famoso’ vou tirar os meus pés do chão e aí não consigo trilhar meu caminho” – no entanto ciente da importância de sua contribuição cercada de expectativas - ele conversou com a GQ Brasil:

GQ Brasil: Por enquanto, a melhor vacina contra o covid-19 é o isolamento?

Gustavo Cabral de Miranda: Sem dúvida nenhuma. Não existe nada melhor agora do que o isolamento social, a informação correta e o apreço pela vida (é esta somatória neste momento). Para o resultado imediato, preventivo, é essencial evitar aglomeração. E para que todo o mundo entenda isso, precisamos de informação confiável. Talvez assim se tenha algum apreço pelas vidas. Não consigo entender por que se cai um avião é um choque e ontem morreram mais de 400 pessoas e ninguém parece se importar. Não compreendo, sabe. Para mim é assustador. Lembra quando os Estados Unidos declararam Guerra ao Terror após o 11 de setembro logo que a contagem de mortos chegou a 700? Agora lá já são mais de 50 mil óbitos. Todo mundo se sensibiliza com situações trágicas como esta, mas elas não chegam nem próximo da situação que a gente está vivendo. O vírus tem aproximadamente quatro meses de identificação. Só não estamos em um caos maior por causa dos governos estaduais e do Luiz Henrique Mandetta, o ex-Ministro da Saúde. Mas esta vida nos prega peças engraçadas. Ele que sempre foi contra o SUS, quando saiu viu como era na prática e elogiou. Se não fosse o Sistema Único de Saúde a gente estava acabado. E agora estão dizendo que o coronavírus foi programado em laboratório. Confesso que já li tudo que é artigo sobre alteração genética e não vi nada que comprovasse qualquer construção viral. Outra coisa, a população segue conselho de quem não entende nada dizendo para usar medicamento A, B ou C, como a cloroquina. Como se os políticos tivessem know how para prescrever o que se deve tomar. Isso não é questão de opinião não, isso é uma questão científica médica. É uma falta de respeito absurda com a ciência. Uma loucura. Tenho dois medos em relação ao covid-19 – meus pais, que já trouxe do interior da Bahia, e os pequenos povoados que não têm um leito de UTI. Em alguns lugares, quando precisa fazer qualquer procedimento é necessário ir para a cidade grande. Onde nasci, cada vez que ia fazer um exame mais complexo a gente viajava até Salvador.

GQ Brasil: A vacina está prevista para 2021. Este é o tempo padrão?

Gustavo Cabral de Mirada: Requer, no mínimo, 1 ano e meio para dois a fim de se ter uma vacina confiável. No entanto tem outras que demoram décadas, como a da dengue. Zika, por exemplo, todo mundo queria uma e até hoje não há disponível para utilização humana. Existem diversos fatores, o principal é a pressão da população – que é quando há um investimento enorme (quando a poeira baixa, ele diminui ou acaba). Se formos pensar em indústrias farmacêuticas – é importante lembrar que empresa não faz doação de nada, faz investimento e busca resultado, geralmente, imediato. O governo é quem deve satisfação a sua população. Quem a gente elege tem que brigar por nós, não pelos empresários. Claro que precisa dar suporte, mas lutar pelo povo. A ciência, na sua grande maioria, vive basicamente do investimento público. O lado bom é que temos certa independência, não sofremos pressão do mercado; o lado ruim é que a gente tem disponível muito menos dinheiro, precisa ser criativo e lidar com o tempo. Por exemplo, preciso de um produto que vem dos Estados Unidos – para chegar demora meses. Quando estava em Oxford, onde fiquei três anos e meio, se queria um reagente e pedisse antes das 11 horas, até as 15 estava na minha bancada; se viesse de outro país levava 3 dias ou, no máximo, uma semana. Porque montamos várias hipóteses de estudo. Seguimos todos os protocolos de segurança e eficácia. Por isso, aviso: para este ano não teremos uma vacina disponível à população. Preciso ser sincero. As pessoas ficam com medo de efeitos colaterais. Justo por isso tem que ter muito cuidado, precisa pensar na reatividade cruzada para ver se pode causar uma doença provocada pelos próprios anticorpos, fazer testes para saber se a formulação é realmente segura. E tem outro aspecto – você já pensou se a gente distribui, expõe a população, e não funciona? Não é achismo, é científico, tem que confirmar, ter certeza. Se conhece muito pouco o vírus, precisa estudar mais, precisa compreender a alteração, a mutação, onde ele pode nos pegar. É um jogo da vida, literalmente. O vírus, ou qualquer outro micro-organismo, tenta sobreviver e a gente corre para pegá-lo.

GQ Brasil: Existem vários métodos de desenvolvimento - usando o vírus desativado, partes dele...

Gustavo Cabral de Miranda: No geral, a forma mais eficiente de desenvolver uma vacina é usar o vírus atenuado. Mas a gente percebe que, muitas vezes, não dá porque pode ter uma resposta muito alta e causar um efeito colateral, então se usa pedaços dele . São diversas estratégias no mundo todo – pessoas que usam DNA, RNA (com um pedaço do gene), fragmentos de proteína do vírus, como é o nosso caso.

GQ Brasil: Vocês estão trabalhando com fragmentos do covid-19...

Gustavo Cabral de Miranda: Sim, e estes fragmentos, em geral, não são muito imunogênicos. Ou seja, o sistema pode não reagir contra. A gente sabe que o corpo reconhece um vírus como estranho, então produzo uma partícula semelhante ao vírus, que chama VLP (vírus-like particle), sem material genético para ela não se replicar. Pego um pedaço do vírus, a proteína de spike (a coroa dele que entra na célula) e junto a esta partícula. Aí o corpo tem uma resposta imunológica eficiente. A criação desta partícula é o que pesquiso nos últimos cinco anos também para outras doenças – queria desenvolver isso para streptococcus e chicungunha e trazer esta tecnologia que estudava lá fora para o Brasil. Por isso apresentei este projeto para a Fapesp. Fiz a proposta para eles e depois para a faculdade de medicina – porque preciso articular uma instituição para me receber e outra que queira pagar.

GQ Brasil: Estamos falando de vidas – qual a escala de investimento necessária para se chegar a uma descoberta como esta?

Gustavo Cabral de Miranda: Para se ter uma ideia, algumas indústrias farmacêuticas colaboram com os Estados Unidos e injetaram 800 milhões de dólares a fim de encontrar uma vacina contra o coronavírus. Aqui a gente estava pedindo 5 milhões e me chamaram de maluco, mas tinha que ter os melhores especialistas, os equipamentos e os reagentes. Depois que a gente tiver todos os testes com animais e seres humanos, esta tecnologia vai para o governo, uma empresa ou a faculdade que é quando se monta uma estratégia em larga escala – nesta parte não entro porque envolve interesses políticos.

GQ Brasil: Você e sua equipe estão desenvolvendo a vacina propriamente dita, mas também o procedimento e a tecnologia dela (que podem ser usados em outros casos)?

Gustavo Cabral de Miranda: Exatamente. Desenvolvi sensores na Inglaterra e Suíça, não pertencem a mim e se fossem só teria os royalties. O que é muito pouco. Quando a gente produz conhecimento, não pode ser em benefício próprio. Estamos buscando criar todo um sistema que possa ser utilizado quando surgir outra necessidade – isso é uma estratégia de saúde pública e também econômica. Ciência não é algo que dá retorno imediato, mas permanente. A gente faz a própria vacina e, além de imunizar a população, pode exportar, e reter, esta tecnologia. Você já viu algum de primeiro mundo que não tem tecnologia de ponta? Ciência e tecnologia dão liberdade, alforria, a uma nação.

GQ Brasil: Estamos falando de imunologia. Atualmente está sendo muito discutida esta questão de prevenir e não remediar – de pensar em não ficar doente e não apenas tratar o sintoma...

Gustavo Cabral de Miranda: Esta é a melhor forma.

GQ Brasil: Quando surgiu o problema na China, você comentou que não chegaríamos neste momento porque tínhamos o aparato para controlar o problema. O que aconteceu no meio do caminho?

Gustavo Cabral de Miranda: (risos) Que pergunta. Um fato: todos os vírus vão se adaptar dos animais para os seres humanos. Mas imaginei que seria como o Ebola – surgiu, fecha, isola todo o mundo. Foi um susto para mim porque sei que a gente tem tanto conhecimento. E me assustou foi ter se alastrado muito rapidamente – ele é de muito fácil propagação, basta falar um pouco que já transmite. E a letalidade considero muito alta – 5 a 6%. Imagine que a cada mil infectados, no mínimo 50/ 60 morrem (o Ebola é maior, porém foi controlado). Hoje a gente se desloca com muita facilidade. A globalização possibilitou que o coronavírus se espalhasse.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
BOL Folha.com Estadão.com Folha.com G1 UOL O Globo online Portal Exame Yahoo! IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil Folha de S. Paulo Correio Braziliense online Folha de S. Paulo UOL Folha.com O Globo online UOL BOL Yahoo! Portal R7 IstoÉ Dinheiro online TV GloboNews Portal R7 Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Portal R7 G1 Correio Braziliense online Correio Braziliense Folha.com Folha de S. Paulo Yahoo! G1 Rede TV! O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online SBT Interior São Carlos em Rede CNN (Brasil) Time 24 News (EUA) Jornal Ação Popular Folha de Londrina online DL News O Rondoniense Revista Dinheiro Jornal Tijucas Portal Cantu Z1 Portal de Notícias E 103,9 FM China.org.cn Xinhua Español (China) Portal Correio 1News.com.br Sociedade Científica Zero um informa Central das Notícias Terra Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Head Topics (Brasil) Pfarma Jornal da USP online Central das Notícias Nota Diária Nota Diária Época Negócios online El País (Brasil) online Central das Notícias Só Notícia Boa Dica do tio Vale São Patrício Blog Jornal da Mulher Programa InfoSalud (Argentina) Central das Notícias O Alto Acre Notivagos Portal G1 News Central das Notícias Rádio Top Samba Litoral Hoje Silvani Notícias (G1 Notícias) Cenário MT Farol da Bahia Jornal Tijucas TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Ternura FM Central das Notícias Portal da Enfermagem A Rádio Rock 89,1 FM Panorama Farmacêutico Conexão Tocantins ABC do ABC Blog A Crítica Brasil CT&I Biblioteca FMUSP Olhar Digital TV Cariri Rádio Studio 87.7 FM Central das Notícias Zero Hora online Anota Bahia Acontece Botucatu SBT Interior Mix Vale Ternura FM Portal F11 Os Cabeças da Notícia Bahia No Ar Tudo Rondônia O Vale online Poliarquia Portal Mato Grosso Jornal Alerta Idest Época Negócios online Central das Notícias Jornal Opção (Goiânia, GO) online ClickPB Central das Notícias Resende News Informativo Regional (São João do Sul, SC) A Voz do Triângulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário da Saúde Pharma Innovation Ciclo Vivo Gizmodo Brasil Vix Circuito de Notícias Mirassol Conectada SBNotícias Portal Hortolândia O Grande ABC Notícias de Mato Grosso Comunidade Notícia Capitolio Consulting Portal Zukka Brasil Preto no Branco Encart Notícias Nossa vida de cada dia Blog dos Pinto Plurale online Tecmundo Região Noroeste RMC Urgente Jornal da Orla RMC Urgente Tudo em Dia Sistema Costa Norte de Comunicação WH3 Portal Lapada Lapada Diário Piauí Novo Cantu Notícias Saúde é Vital online Dinheiro Rural online ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Terra Central das Notícias Conexão Marília Blog Tangará Acontece Portal do Zacarias JC Notícias (São Paulo, SP) Bananeiras Online Portal Paraíba Todo Dia La Gazzetta DF (México) Espaço Ecológico no Ar Psicologias do Brasil Blog A Justiceira de Esquerda Curiosidade e Tecnologia Região hoje Portal Hertz Jornal Z Norte online Tribuna de Jundiaí online SP Repórter News online Portal Thathi Jornal Visão (Moçambique) TV Band Diamante Online GR Notícias Gazeta do Santa Cândida online Acontece Pará SBNotícias A Semana (Curitibanos, SC) online Rápido no Ar El punto crítico (EUA) Revista Amazônia Wilson Vieira Portal Vilson Nunes O Rondoniense Poliarquia Portal Porciúncula RBN 94,3 FM Claudia online A Cidade On (São Carlos, SP) Votunews Razões para Acreditar Mix Vale Z1 Portal de Notícias Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Projeto Colabora Conti outra, artes e afins Tribuna União Central das Notícias Central das Notícias Planeta online Protec - Pró-Inovação Tecnológica Algomais online Esteta iGuanambi Poções24hs Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios Rede Pará Jornal Sudoeste Paulista ClickNews Dahora News RolNews Época online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Rádio Web Exclusiva (SE) Head Topics (Brasil) Revista Sustinere online Região Noroeste Meio Norte online Potengi News Central das Notícias A Tarde (BA) online CBN Notícias Folha de Pernambuco online Gazeta Regional (Santa Rosa, RS) O Dia (SP) Tudo Ok Notícias SBT Head Topics (Brasil) Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Central das Notícias Jornal Grande Bahia Blog Mentiras Contra a Igreja Católica Minha Vida ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça A Tribuna (Santos, SP) online Inteligência & Inovação Agora no Mundo Rondonotícias Portal Agora no RS Madeirão Nominuto.com Novoeste Colniza Notícias Última Notícia (João Monlevade, MG) online Verde Vale FM 103,7 Jornal Dia Dia Ab Notícias News TV Replay Folha de Cianorte Fronteira da Paz Santa Portal Portal do Governo do Estado de Mato Grosso Sem Papas São Roque Notícias Surgiu Sudoeste Bahia Daniel no Blog Via 3 Notícias Ariquemes Alagoas Brasil Notícias Sindperícias-GO - Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legitas do Estado de Goiás Jornal da Cidade (Bauru, SP) Atibaia MT Agora A Tribuna (Santos, SP) Eg News Plantão News (MT) Comunicando para refletir ON Jornal O Mundo do Biomédico O Diário de Mogi National Geographic Brasil online EFE (Espanha) Catraca Livre Amazônia Brasil Rádio Web A Semana News CN7 - Ceará News7 Catve FA Notícias Diário do Poder Correio de Rondônia Correio do Estado da Bahia (Blog) Bastidores do Poder Eg News Ata News Terra BBC Brasil Época Negócios online Destak (Portugal) online Bahia Ligada Economia & Negócios Expresso do Sertão Correio Nogueirense Atual MT Ciência na rua Opera Mundi APqC Notícias Euclides da Cunha FM 91.1 Boas Novas MG Informa Tudo DF Leticia Aguiar Top Stories Brazil Diário Patriota Head Topics (Brasil) Central das Notícias Zero Hora online Mix Vale Portal do Holanda Central das Notícias Noticias Diarias de Venezuela O Taboanense IG - Saúde Zero Hora online Canoinhas Online CNN (Brasil) Nota Diária Blog Henrique Barbosa Jornal de Piracicaba TN Online Toda Hora Ata News Central das Notícias Jornal Opção (Goiânia, GO) online Renovação Blog Obarão Folha Extra Chapecó Online O Atibaiense Papo Reto Novo Dia Notícias O Documento online GR21 – Gazeta Ribeirinha Jornal Integração Jornal Extra de Alagoas online Jornal Página do Estado Primeira Hora Portal do Zacarias Gazeta do Dia (Glória de Dourados, MS) O Imparcial (São Luís, MA) online Gonzaga Patriota Jornal O Sepeense Gazeta Norte Mineira online Folha Vitória online Beto Ribeiro Repórter Gazeta Brasil Jornal Gazeta do Estado Relevante News Salvador Notícia Nova Mais Jovem Pan PanAm Post (EUA) Sapo Lifestyle (Portugal) Leiamais.ba Política Livre Portal do Natan Momento MT Portal NPM Saense Rabgle Notícia em Tempo Portal O Sertão Midia News Campo Grande Gazeta da Manhã Portal GRNews Rádio Independente AM 950 Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Povo Folhamax Mais Goiás Entre Rios Jornal online Epoch Times Brasil Diário GM Folha de Londrina online G7 News Guarantã News Itaberaba Notícias Blog do José Duarte Lima Brasil 247 Brazilian Times (EUA) Conesul News Amambai Notícias A Gazeta Web Umuarama News SP Agora SP Agora EFE Brasil MaisConhecer.com Portal da Casa Espírita Nova Era RMF 24 (Polônia) Jornal da Fronteira online DCM - Diário do Centro do Mundo Agora Vale Região dos Vales Daynews FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Impala News (Portugal) Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Blog do Eloilton Cajuhy Futebol 365 (Portugal) Tem Londrina Guarantã News Titulos.com.ar (Argentina) Verdinho Notícias APUFSC Estadão Mato Grosso online Blog Primeira Mão Thunder Cheats A Soma de Todos os Afetos Imprensa News Web Interativa Ponto Novo Bonfim Notícias Blog Nonato Notícias Blog do Rogério Alves Notícias O Otimista online Rondônia Dinâmica Jornal Primeira Página online Sim Notícias Terça Livre TV Portal T5 O Mais Positivo Página1 PB O Bom da Notícia Money Times Mix Vale MidiaMax Blog do Ronaldo Tiradentes Portal Rede Notícias O Nortão online O Repórter (RS) Diário Carioca Metro Jornal online Mega Curioso Jornal Preliminar Rádio Sanca WEB TV Mochileiros.com O Democrata online Serra News RJ Notícias de Coimbra (Portugal) Paulopes SAPO Notícias (Moçambique) Notícias ao Minuto (Portugal) Rádio Studio 87.7 FM Pelo Mundo DF Portal Cidades Online Jornal Nossa Voz Prensa Latina (Cuba) Sul Bahia1 Litoral FM Santos 91.7 Maracaju Speed Portal Roma News Carlos Lima Jornal Online Blog Aprenda Mecanica com Murilo Minha Rádio Net Guaraí Notícias Time 24 News (EUA) Rlagos Notícias Time 24 News (EUA) Zero Hora online Visão Cidade Escola Educação Claudio Tognolli Blog do Takamoto Jornal de Filadélfia ZDK News SAPO Notícias (Moçambique) SorocabaniceS Mar Sem Fim Deutsche Welle (Alemanha) FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Pleno.News Giro S/A Online Pais & Filhos online Fatos do Iguaçu online LabNetwork Investe São Paulo Universo Racionalista Central das Notícias Recôncavo no Ar A Província do Pará Central das Notícias Rondônia ao Vivo Jornal da Franca Rede Brasil Atual Rede Brasil Atual RMF 24 (Polônia) Zedd Brasil Criative Tech GR Notícias Sul Bahia1 Conesul News Blog do Lana Polinotícias Central das Notícias Indiaroba Web Revista Piauí online Bahia No Ar Notivagos Panorama Farmacêutico Head Topics (Brasil) Só Fatos Resende News Rádio Studio FM 98.3 Vale São Patrício Juruá Online Federação da Saúde Jornal Dimensão online Meio Norte online Notivagos Portal SBN Tropical FM 99 barradocorda.com Agora MS Folha Patoense Acontece Agora Online Head Topics (Brasil) Salvador Notícia WH3 Blog do Flávio Chaves Coxim Agora Radar Amazônico Blog Ultimas Noticias Blog de Assis Ramalho Blog do Lau Blog do Leandro Santos de Barra D'Alcântara A Voz do Triângulo Sudeste Notícia Recôncavo no Ar Voz da Bahia Única News Iaçu Notícias Blog Cidade News Itaú Visão TV Magrão Ace Ubaíra Ouro Preto Online News Rondônia Cidades em Foco Juruá Online Fátima Informa Barriga Notícias APM- Associação Paulista de Medicina J Bastos Repórter RolimNotícias Valter Vieira Metro 1 Itupeva Agora Portal Sorriso MT Meia Hora Rádio Independência Folha Ribeirão Pires Fatos PB Jornal Regional Manaus Alerta MT é notícia Siará News Metro 1 iMato Grosso Teixeira em Foco Dimas Santos.com.br Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região Pontal Em Foco