BRASÍLIA – Uma delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic) discutiu, na semana passada, no Canadá, temas prioritários e estratégicos para a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os dois países.
O encontro, chefiado pelo assessor especial de Assuntos Internacionais da pasta, Luis Felipe Fortuna, reuniu representantes da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) e da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), de entidades vinculadas ao Mctic, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de outros órgãos, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Foram discutidos parcerias e intercâmbios nas áreas de ciências da vida, nanotecnologia, bioeconomia e agricultura, pesquisa e desenvolvimento industrial, parques tecnológicos e oportunidades de financiamento. Fortuna afirmou que as discussões contribuirão para aprimorar relações consolidadas e indicar novos caminhos para promover cooperação mutuamente benéfica entre Brasil e Canadá.
O líder da delegação canadense, Ted Hewitt, considerou a reunião como oportunidade para tratar de possibilidades de realização do potencial apresentado pelo relacionamento bilateral, dado o tamanho das duas economias e os interesses estratégicos de ambos os países.
Fonte: Jornal do Comércio-RS