Notícia

IN - Investimentos e Notícias

Governo propõe novo Fundo de Investimento em inovação

Publicado em 17 setembro 2015

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista, anunciou nesta quinta-feira, 17, durante evento de lançamento do programa Pitch.Gov.SP, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o inicio dos estudos para a estruturação de um novo Fundo de Investimento em Participações (FIP), voltado à startups e empresas inovadoras que desenvolvam soluções para problemas e necessidades da administração pública.

'A estruturação de um fundo de investimento em participações para startups e empresas inovadoras com foco em soluções para o governo, determinada pelo governador, vai incentivar a produção de tecnologia e inovação no serviço público, melhorando a prestação de serviços à sociedade', disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

O novo fundo, que ainda não tem patrimônio definido, funcionará nos moldes do Fundo Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP e que tem entre seus investidores a Fapesp, o Sebrae-SP, a Finep e o Banco de Desenvolvimento da América Latina. O Fundo Inovação Paulista já investiu em oito empresas inovadoras que atuam nas áreas de TI, de tecnologia agrícola e de tecnologia de imagem.

Além do Fundo Inovação Paulista e do novo fundo a ser estruturado, a Desenvolve SP investe também em outros quatro fundos de investimento com foco nas áreas de tecnologia em petróleo e gás, ciências da vida, TI e nanotecnologia.

A Desenvolve SP oferece também cinco opções de financiamento para empresas inovadoras e startups, com taxas de juros que partem de zero, subsidiadas pelo Governo do Estado, e prazos que chegam a 10 anos. Já foram mais de R$ 17,4 milhões financiados para inovação no Estado.

A instituição também atua em outra frente no fomento à inovação. O 'Movimento pela Inovação' é um evento criado pela Desenvolve SP que vai até os parques tecnológicos do Estado para atender pesquisadores e empresários que desejam transformar seus projetos em produtos e negócios de sucesso.

Já foram realizados três eventos nos parques tecnológicos de São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto, atendendo mais de 200 pesquisadores e empresas inovadoras. O próximo será no Parque Tecnológico de Sorocaba de 21/9 a 25/9.

(Redação - Agência IN)