Notícia

DCI

Governo lança edital para investir em pesquisa

Publicado em 30 maio 2017

Por Beatriz Boturão

Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o governo paulista lançou edital para seleção de Planos de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIPs).

O investimento previsto será de R$ 120 milhões, adicionais aos respectivos orçamentos das entidades. Ao todo poderão ser beneficiados pela modernização 20 institutos de pesquisa credenciados no edital. A proposta é aumentar a capacidade de pesquisa do setor.

A iniciativa tem como objetivo apoiar atividades nas modalidades de Infraestrutura Institucional para Pesquisa, Bolsas no País e no Exterior, Auxílios à Pesquisa Jovens Pesquisadores, e Auxílios Pesquisador Visitante. "É um recurso bom para alavancar a capacidade de pesquisa dos institutos nos próximos três anos", diz o diretor do Conselho Técnico Administrativo da entidade, Carlos Pacheco.

Dos institutos que serão beneficiados sete são ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. São: Institutos Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Pesca (IP), de Economia Agrícola (IEA), de Tecnologia de Alimentos (ITAL), de Zootecnia (IZ) e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Outros sete são ligados à Secretaria da Saúde: Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Institutos Butantan, Pasteur, de Saúde, Dante Pazzanese de Cardiologia, Lauro de Souza Lima (ILSL) e Adolfo Lutz (IAL).

Além dos institutos de Botânica, Florestal e Geológico, vinculados à Secretaria do Meio Ambiente; os institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI); e o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), à Secretaria de Planejamento e Gestão. As unidades deverão apresentar o Plano até 31 de julho de 2017. Os resultados saem em 30/8.

São Paulo