O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou na terça-feira, 25, um acordo para a produção integralmente nacional da primeira vacina de dose única contra a dengue.
Segundo o Palácio do Planalto, o desenvolvimento do imunizante será viabilizado por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O investimento total previsto para o projeto é de R$ 1,26 bilhão. A expectativa é de que a fabricação alcance 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, podendo ser ampliada conforme a necessidade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já acompanha o processo de análise para o pedido de registro, que prevê a aplicação do imunizante em pessoas com idade entre dois e 59 anos. Durante o anúncio, a ministra Nísia Trindade destacou que a vacina ainda precisa da aprovação da Anvisa, mas demonstrou otimismo. “ Anunciamos hoje uma candidata muito forte à vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan ”, declarou.
Além disso, o governo federal destinou R$ 68 milhões para estudos clínicos que irão avaliar a possibilidade de expandir a faixa etária da imunização e a coadministração com a vacina contra chikungunya. Essas iniciativas estão alinhadas às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), estratégia voltada ao fortalecimento da produção nacional.
Por Lorena Correia, da Redação Xodó News
*Com informações da Agência Brasil