O governo federal deve investir R$ 1,5 bilhão no combate à dengue e outras arboviroses, como chikungunya, zika e oropouche, durante o próximo período de chuvas e calor no Brasil.
Foram mais de 6 milhões de casos de dengue no Brasil desde o ano passado, com 4,2 mil mortes pela doença.
Há, ainda, a expectativa da distribuição de um milhão de doses da vacina contra a dengue do Instituto Butantan. O laboratório paulista deve enviar o produto para análise da Anvisa em breve. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (18) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
De acordo com a ministra da Saúde, os recursos serão destinados a ações que envolvem desde vacinas, portarias emergenciais com planos de ação, testes rápidos, métodos de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento, "que tem que ser constantes", inclusive, com integração de dados.
"É hora de colocarmos, de uma maneira muito clara, que é uma responsabilidade de governos e de sociedade", disse, lembrando que 75% dos focos do mosquito estão nas residências, mas que a dengue também está relacionada a condições de saneamento, envolvendo limpeza urbana e condições de moradia.
*Com informações da Agência Brasil