Parceria entre Instituto Butantan e empresa chinesa visa fornecer 60 milhões de doses anuais a partir de 2026
O governo federal anunciou uma parceria para a produção da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue, nesta terça-feira (25).
O acordo, firmado entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Biologics, prevê a fabricação de 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, com possibilidade de ampliação conforme a demanda e a capacidade produtiva.
A iniciativa integra a estratégia do governo de fortalecer a indústria nacional e buscar novas soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS)
A produção será realizada por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde com objetivo de atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.
Além da vacina contra a dengue, o evento anunciou outras três parcerias público-privadas: a primeira planta produtiva de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) de insulina da América Latina; o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a gripe aviária; e a produção de uma vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).