Notícia

Revista Brasileira de Risco e Seguro

Governo Federal apoiará pesquisas em agropecuária

Publicado em 27 outubro 2008

O Programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, mais Tecnologia, lançado na quinta-feira (23/10) pelo governo federal, prevê investimentos de R$ 120 milhões, em três anos, em projetos de pesquisa.

O programa envolve o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O edital lançado receberá propostas de projetos que abordem temas das seguintes áreas: "vigilância e sanidade animal e vegetal", "qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal" e "insumos agropecuários".

Segundo o CNPq, o objetivo é aumentar o número de instituições e de massa crítica de especialistas em temas que agregam competência à defesa agropecuária nacional, além de contribuir para o financiamento de projetos de pesquisa e formação profissional com a concessão de bolsas.

Uma das inovações do edital, de acordo com Marco Antonio Zago, presidente do CNPq, é estimular a criação de uma rede de proteção agropecuária, que poderá integrar o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

Os pesquisadores interessados em concorrer no edital nº 64/2008 podem encaminhar projetos até o dia 24 de novembro, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na página do CNPq. O resultado será divulgado após o dia 4 de dezembro.

Mais informações: www.cnpq.br

Fonte: Agência Fapesp