O governo do Rio Grande do Sul anunciou investimento para quatro editais de pesquisa científica e inovação tecnológica. O objetivo é incentivar esses estudos para alavancar o desenvolvimento do estado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27).
Com investimento de R$ 21 milhões, os programas foram lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A Fapergs é vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os valores são resultado de parceria com entidades do governo federal e de São Paulo. O governador Eduardo Leite reforçou que a pesquisa é prioridade na sua gestão e, por esse motivo, recriou a Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia.
Editais
Programa Pesquisador Gaúcho (PqG) – destinado a pesquisadores de todas as áreas de conhecimento;
Cooperação Fapergs/Fapesp – destinado a equipes de pesquisadores do RS e de SP;
Programa Doutor Empreendedor (PDEmp) – destinado a pesquisadores e doutores;
Programa Centelha – destinado a empreendedores inovadores.
O governador gaúcho comentou a medida em suas redes sociais:
Os programas são voltados a diferentes áreas e pesquisadores e resultarão na produção de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento da formação de recursos humanos qualificados. Tenho confiança de que dessa forma ajudaremos a alavancar o desenvolvimento do Estado. pic.twitter.com/E3cAkyFNVK