Notícia

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Governo do Estado realiza seminário sobre Parque Tecnológico na segunda

Publicado em 17 março 2006

O Governo do Estado de São Paulo realiza na próxima segunda-feira, dia 20, o 4º Seminário do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos em São José dos Campos. Na oportunidade também será assinado um convênio entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura Municipal para implantação do Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
A cerimônia irá contar com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, do diretor científico da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique de Brito Cruz, do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado), Paulo Skaf, do presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado), Cláudio Vaz, e de autoridades locais.
Seminário - O IV Seminário do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos terá três painéis de discussão dos seguintes temas: "O papel do Parque Tecnológico de São José dos Campos no futuro da indústria paulista", "Mecanismos de Apoio e Financiamento" e "Desafios na administração de parques tecnológicos". Os três seminários anteriores aconteceram nas cidades de São Paulo, em novembro e em janeiro, e Campinas, em dezembro. Essas cidades também abrigarão parques tecnológicos do Estado e os temas discutidos foram a implantação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, seu modelo jurídico, o conteúdo científico e tecnológico, o modelo de negócios e os planos urbanísticos.
Parque Tecnológico - O núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos estará sediado no prédio da antiga fábrica da Solectron e receberá, conforme estipulado pelo convênio, investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Vale lembrar que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico vai financiar o desenvolvimento do estudo do plano urbanístico do parque e o estudo sobre o perfil tecnológico adequado ao novo empreendimento. Os próximos passos de implantação do Parque Tecnológico de São José serão a definição da gestão do núcleo e a escolha do local onde o parque ficará instalado. A escolha está sendo feita pelo Governo do Estado de acordo com a as áreas apresentadas no edital de chamamento publicado em abril de 2005.
Com o novo Parque Tecnológico, São José terá mais vagas gratuitas para o ensino superior nas áreas de Saúde, Exatas e Humanas. No local serão instalados a Faculdade de Tecnologia, um campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e um campus da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo). O local também terá uma unidade do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), do ItecBio (Instituto de Tecnologias Biomédicas) e um Centro de Eventos.
Agenda
4º Seminário do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos
Assinatura de Convênio para implantação do Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos

Dia: 20 de março
Local: Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos - Rodovia Presidente Dutra, Km 137,8, antiga Solectron - SJC
Horário: Das 8h30 às 17 horas