Notícia

Folha Regional (Andradina, SP) online

Governo do Estado destina R$ 120 milhões para modernização de institutos de pesquisa de SP

Publicado em 30 janeiro 2017

Estado - O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, participou nesta quinta-feira, 26/01, na sede da pasta, às 16h, de reunião com os diretores dos Institutos de Pesquisa. No encontro, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg e França apresentaram a proposta do Programa de Modernização dos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo, ao qual serão destinados R$ 120 milhões.

 

Na ocasião, Goldemberg ressaltou as iniciativas já oferecidas pela Fapesp e explicou como será o programa. ?A nova ação terá caráter institucional. Cada instituto poderá reivindicar os recursos para atender suas necessidades. As propostas apresentadas precisam estar acompanhadas de justificativas, além do impacto que será gerado, méritos e métricas.

 

Será necessário exemplificar os seus desdobramentos em termos de inovação. Aguardamos sugestões das instituições para aplicar o Programa da melhor forma possível. Além do financiamento de projetos de pesquisa, os recursos poderão ser utilizados para melhorias de infraestrutura. A validação das propostas apresentadas passará pelo Conselho da Fapesp?, falou.

 

Durante o encontro, França propôs que seja criado um grupo de trabalho formado por representantes dos institutos com a finalidade de desenhar uma proposta e definir as diretrizes da iniciativa. ?É importante que eles especifiquem as suas necessidades e juntos cheguem a um consenso. As definições deverão ser entregues à Fapesp em aproximadamente 15 dias. Será um programa institucional alinhado com as políticas públicas?, reforçou.

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.