Notícia

IT Forum 365

Governo do Estado de São Paulo busca startups para melhoria dos serviços públicos

Publicado em 18 setembro 2017

O Governo do Estado de São Paulo abre, em parceria com a Associação Brasileira de Startups, as inscrições para a segunda edição do Pitch Gov.SP em busca de soluções inovadoras para os desafios da administração pública, melhorando os serviços ao cidadão.

Uma das novidades da edição, segundo informa o Governo, é a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que disponibilizará, por meio do Programa Parceria para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), até R$ 10 milhões para apoiar startups interessadas em testar a viabilidade tecnológica de um produto, processo ou serviço inovador ou desenvolver pesquisas relacionadas aos desafios da administração públicas propostos pelo Governo do Estado de São Paulo. “

O governador Geraldo Alckmin destacou que serão destinados R$ 200 mil iniciais por empresa.

Em sua primeira edição, em 2015, o Governo assinou convênio com dez startups que testaram soluções nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão. Ao mesmo tempo em que o Governo se abre a essas inovações, melhorando o serviço à população, estimula novos empreendedores, fortalecendo esse setor da economia.

Assim como na primeira edição, o Governo do Estado apresentará novos desafios para que as startups inscrevam projetos que ajudem a melhorar o serviço público daquela área. Neste ano, as soluções deverão atender as áreas de Educação, Estatística e Análise de Dados, Finanças Públicas, Habitação, Saneamento e Energia, Saúde, Transparência e Transportes. Deverão ser selecionadas 16 startups para desenvolver soluções que possam resolver problemas destes setores.

As inscrições começaram na última sexta-feira (15/9). As propostas poderão ser enviadas até o dia 15 de outubro pelo site: www.pitchgov.sp.gov.br/, onde as startups irão se inscrever na plataforma, incluindo as informações da empresa, sua equipe, qual é a solução proposta, para qual desafio ela se aplica e os benefícios esperados na implementação da solução entre o Governo e a startup.

As vitoriosas serão apresentadas no dia 27 de outubro, no CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo.

A partir de 15 de setembro, as empresas interessadas poderão também apresentar projetos ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP. O prazo encerra em 4 de dezembro de 2017. A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), no endereço www.fapesp.br/sage.

Os desafios serão focados na área de Saúde e poderão ser enviadas propostas por empresas de pequeno porte, até 250 funcionários, que tenham sua área de pesquisa em São Paulo. Um edital separado será lançado, elencando os desafios e buscando empresas que possam solucioná-los. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com o e-mail [email protected] Mais informações sobre a chamada de proposta estão disponíveis no endereço www.fapesp.br/11243. Os resultados serão anunciados em 24 de maio de 2018.