O Governo do Estado de São Paulo anunciou na última quinta-feira (27) repasses financeiros para apoio a pesquisas científicas, por meio do programa “Ciência para o Desenvolvimento”. Os projetos vão ser financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com apoio da iniciativa privada.
O objetivo do programa é a criação de pesquisas para a resolução de problemas do Estado de São Paulo.
A Fapesp vai destinar um total de R$ 100 milhões aos projetos aprovados. A expectativa é que sejam mobilizados até R$ 400 milhões no apoio a esses projetos. Cada proposta deverá incentivar equipes de pesquisa na investigação de soluções para áreas como Saúde, Educação, Cidades Inteligentes, Agricultura e Manufatura Avançada.
O edital prevê apoio a longo prazo das propostas selecionadas, utilizando modelo de cofinanciamento. Na visão do atual presidente da Fapesp e ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago, a fundação está honrada em poder contribuir mais com o setor acadêmico.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, o setor público também vai ser beneficiado com esse novo programa.
Segundo o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), existem duas prioridades no programa “Ciência para o Desenvolvimento”.
Ainda de acordo com o governador João Dória, cortes nos orçamentos da Educação da Pesquisa no Estado estão descartados.
Para mais informações sobre o programa Ciência para o Desenvolvimento é necessário acessar o seguinte site: www.saopaulo.sp.gov.br