Notícia

Info Exame online

Governo de SP lança fundo de R$ 200 mi para startups

Publicado em 24 agosto 2012

Por Vinicius Aguiari

São Paulo - O Governo de São Paulo vai anunciar hoje dois novos fundos para o financiamento de startups e empresas de inovação.

O primeiro deles será financiado pelo Funcet (fundo para ciência e tecnologia ligado à Secretaria do Desenvolvimento) e contará com 150 milhões de reais.

Segundo informou o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, ao jornal Folha de S.Paulo, o dinheiro será distribuído em três linhas: startups e empresas que estejam desenvolvendo novos produtos; pequenas e médias empresas; e empresas com faturamento de até 300 milhões de reais.

O segundo deles, chamado Inovação Paulista, contará R$ 50 milhões, financiados pela agência de fomento do Estado, Fapesp, Finesp e Sebrae.

O dinheiro será destinado para startups em fase inicial e empresas com faturamento até de 18 milhões de reais.

Bom momento para startups

Além do investimento do Governo de São Paulo, o Governo Federal também irá investir em novas empresas.

Nesta semana, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou o plano TI Maior, para incentivar a indústria de tecnologia, a formação de startups e o crescimento do mercado de software no Brasil.

No total, o Governo irá destinar 40 milhões de reais para startups de software e serviços. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de 150 empresas até 2014.

Para otimizar o desenvolvimento das startups, o Governo vai criar aceleradoras, com técnicos que darão assistência às startups nas áreas jurídicas, administrativa e de marketing, além de promover o contato com outros investidores e com pesquisadores.

De INFO Online