Notícia

O Dia (SP)

Governo de SP garante integralidade dos recursos da FAPESP em 2021

Publicado em 28 novembro 2020

Por Da Redação

O Governador João Doria informou na quarta-feira (25) que não haverá aplicação da Desvinculação da Receita Orçamentária de Estados e Municípios (DREM) aos repasses do Tesouro Estadual para a FAPESP.

“Ao contrário, estabelecemos ontem no Palácio dos Bandeirantes uma produtiva reunião para somar forças em investimentos na pesquisa, na ciência e na tecnologia”, afirmou o Governador após a cerimônia de assinatura de adesão de empresas ao IPT Open Experience, realizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

“É uma decisão sábia direcionar recursos para o desenvolvimento do Estado de São Paulo com base na ciência e na tecnologia”, afirmou Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, que participou da cerimônia no IPT. “Agradeço enormemente a sua visão política e prática desta questão.”

IPT Open Experience

O programa IPT Open Experience tem como objetivo atrair para o campus do IPT centros de pesquisa e desenvolvimento (PD) de empresas de médio e grande porte, além de startups e instituições de ciência e tecnologia (ICTs), conectando-as à infraestrutura de tecnologia da instituição.

Na cerimônia realizada em 25 de novembro, foi formalizada a adesão de cinco empresas – Siemens, Siemens Energy, Kimberly Clark e 3M – e o início das atividades da Granbio. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, outras 21 parcerias já estão em fase de contratação.

“Este conjunto do IPT Open Experience faz parte da etapa um do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação [CITI] e que vai se expandir ao longo dos próximos anos”, afirmou o governador.

Implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o CITI tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de alta intensidade (hardtech). A meta é transformar São Paulo no “Vale do Silício brasileiro”, de acordo com o governador.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
A Tribuna (Santos, SP) O Globo online Estadão.com Diário do Grande ABC online Estado de Minas online BOL IstoÉ online UOL IstoÉ Dinheiro online O Estado de S. Paulo Estadão.com Jornal da Ciência online Yahoo! Finanças Yahoo! Vida e Estilo Zero Hora online Dinheiro Rural online CGN Terra Jornal de Itatiba online Guarulhosweb Diário de Notícias online Mix Vale Vitória News Repórter Diário Aqui Notícias online Correio Popular (Campinas, SP) online A Crítica (MS) online Rede Massa SBT Barulho Curitiba Tribuna do Agreste FasterNet Jornal de Brasília online Folha de Valinhos online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online O Liberal (Americana, SP) online TN Online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal da USP online Folha Vitória online Época Negócios online Jornal Estação Mogi News Diário do Alto Tietê Tribuna do Sertão Head Topics (Reino Unido) Portal News ABC - Academia Brasileira de Ciências Gazeta de Piracicaba online Élle News Portal do Holanda Radar 365 Vvale Monitor Mercantil Olímpia 24 horas ABC do ABC Mix Vale Portal do Governo do Estado de São Paulo Bomba Bomba Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Tribuna do Interior online Correio do Papagaio online Biblioteca FMUSP Plantão News (MT) Bomba Bomba Monitor Mercantil Monitor Mercantil TV Alesp Press From Brasil (EUA) MSN Democracia Política e novo Reformismo Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Ceedec - Centro de Educação Especializado