Notícia

Santos Modal

Governo de SP discute necessidades de pesquisa e inovação para exploração do pré-sal

Publicado em 28 novembro 2008

Da Redação 

Após discutir o planejamento em infra-estrutura e escoamento da exploração de petróleo e gás no litoral paulista, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promove o quarto workshop que irá debater as necessidades de pesquisa e inovação para as empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo. O evento será no próximo dia 1 de dezembro (segunda-feira), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O workshop contará com a presença do secretário de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt, e do diretor-presidente da Fapesp, Ricardo Renzo Brentani, além de empresários, pesquisadores e especialistas sobre o tema.

O encontro pretende discutir as necessidades das indústrias fornecedoras de bens, materiais, peças, máquinas e equipamentos, além de identificar formas de facilitar o acesso a recursos financeiros para pesquisas de alto valor agregado, tais como corrosão de materiais em condições exploratórias, novos compostos e reservatórios carbonatados.

Até o dia 12 de dezembro, serão realizados sete workshops, que têm como objetivo colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores organizados diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes nos trabalhos da comissão. Durante os encontros também serão divulgadas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

 

Programação

08h30 - Abertura

Carlos Alberto Vogt (secretário de Estado do Ensino Superior)

Ricardo Renzo Brentani (diretor-presidente da Fapesp)

09h00 - Apresentações

Mapeamento das demandas tecnológicas da Petrobras - Kazuioshi Minami (Petrobras)

Perspectivas e cenários tecnológicos para as indústrias do setor de petróleo e gás - Raimar van den Bylaardt (IBP)

Recursos e fontes de financiamento para a pesquisa no setor de petróleo e gás - Osvair Vidal Trevisan (Unicamp)

10h30 - Perguntas dos Especialistas do Grupo de Trabalho

11h00 - Debates

 

Cespeg

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Coordenada pelo governador José Serra, a comissão trabalha para consolidar a inteligência do petróleo em São Paulo, potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades de exploração, atender às demandas da cadeia produtiva do setor, fortalecer o parque industrial paulista para atender essa nova demanda e ampliar a pesquisa tecnológica e de inovação.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

 

Ficha Técnica

Workshop da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg)

Tema: Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Data: 01/12/2008

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Endereço: Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa

Informações e inscrições: www.desenvolvimento.sp.gov.br