Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo os nomes dos dois novos conselheiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Agora, fazem parte do Conselho Superior João Grandino Rodas e Alejandro Szanto de Toledo. O decreto reconduziu também ao cargo Suely Vilela.
Os novos integrantes do Conselho Superior da fundação foram escolhidos a partir de três listas tríplices eleitas pelo Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) e enviadas ao governador do Estado. João Rodas é o atual reitor da USP e professor titular do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Possui graduação em pedagogia e direito pela USP e em letras na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas. Concluiu o doutorado em direito e a livre docência na USP.
Com graduação, mestrado e doutorado em física pela USP, Alejandro Toledo é professor livre-docente do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da mesma instituição. Ele também possui pós-doutoramento no Instituto Max Planck, em Heidelberg, na Alemanha.
Deixam o Conselho Superior da Fapesp o professor titular e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Sedi Hirano, o engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica e professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil, Vahan Agopyan.
(Com informações da Fapesp)