Notícia

Casa Civil (SP)

Governo de São Paulo, Fapesp e Seade lançam versão em inglês de Relatório que analisa os ODS no Estado

Publicado em 02 julho 2020

O Governo do Estado, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou nesta quinta-feira a versão, em inglês, do relatório das ações para o cumprimento da Agenda 2030, com indicadores que possibilitam retratar as condições paulistas e o monitoramento de objetivos e metas. O lançamento em outro idioma permitirá a divulgação das informações dos ODS do Estado de São Paulo no exterior. A versão em português foi lançado no segundo semestre de 2019.

A Agenda 2030 da ONU (2015 a 2030) é um plano de ação com 17 objetivos e 169 metas. Seu processo de formulação iniciou-se em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, “Rio+20”, de 2012. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS foram adotados por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, na ocasião da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.

Os ODS envolvem questões de desenvolvimento social, econômico e ambiental, englobando pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

As informações publicadas mostram que o Estado de São Paulo já superou algumas das metas propostas e está próximo de atingir várias outras. Entretanto, ainda há a necessidade de esforços adicionais, sobretudo por meio da conjugação de ações da sociedade civil e políticas governamentais integradas, nas três esferas de governo, para avançar nessa trajetória, superando as dificuldades e aproveitando as oportunidades que o contexto histórico tem oferecido.