Notícia

Latin Chemical

Governo de São Paulo discute necessidades de pesquisa e inovação para exploração do pré-sal

Publicado em 01 dezembro 2008

O evento acontece hoje na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Após discutir o planejamento em infra-estrutura e escoamento da exploração de petróleo e gás no litoral paulista, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promove o quarto workshop que irá debater as necessidades de pesquisa e inovação para as empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo.

O workshop contará com a presença do secretário de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt, e do diretor-presidente da Fapesp, Ricardo Renzo Brentani, além de empresários, pesquisadores e especialistas sobre o tema.

O encontro pretende discutir as necessidades das indústrias fornecedoras de bens, materiais, peças, máquinas e equipamentos, além de identificar formas de facilitar o acesso a recursos financeiros para pesquisas de alto valor agregado, tais como corrosão de materiais em condições exploratórias, novos compostos e reservatórios carbonatados.

Até o dia 12 de dezembro, serão realizados sete workshops, que têm como objetivo colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores organizados diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes nos trabalhos da comissão. Durante os encontros também serão divulgadas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.