Notícia

W Rádio Brasil

Governo da Índia oferece programa para pesquisadores de países em desenvolvimento

Publicado em 24 setembro 2019

Por Agência FAPESP

Com o objetivo de atrair pesquisadores oriundos de países em desenvolvimento, o governo indiano e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia oferecem o programa Research Training Fellowship-Developing Countries Scientist (RTF-DCS). As inscrições vão até 30 de setembro.

Serão selecionados 60 cientistas para realizar um projeto de pesquisa por um período de seis meses em instituições indianas em todas as áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), incluindo todos os campos das ciências naturais e de engenharia, incluindo matemática e estatística.

O objetivo do programa é ampliar a capacidade de pesquisa indiana e, ao mesmo tempo, fomentar a cooperação científica e tecnológica entre a Índia e outros países.

Os candidatos devem ter nacionalidade de qualquer país em desenvolvimento, exceto Índia, ter concluído mestrado em ciências naturais ou um diploma equivalente em Tecnologia, Engenharia, Medicina e disciplinas afins. Além disso, devem ter até 45 anos e estar procurando em seu país de origem uma oportunidade de doutorado ou de trabalho num órgão de pesquisa e desenvolvimento.

Os bolsistas receberão passagens aéreas de ida e volta e bolsa mensal de 50 mil rúpias indianas para alojamento, refeições e outras despesas. Eles também terão disponível 20 mil rúpias indianas para cobrir despesas gerais com o instituto indiano anfitrião.

As inscrições devem ser feitas pelo site do RTF-DCS. Serão exigidos os seguintes documentos: cópia de páginas relevantes do passaporte, do endosso do empregador atual, devidamente preenchido e assinado, e uma carta/e-mail de consentimento de qualquer instituição/cientista indiano.

Mais informações: https://aistic.gov.in/ASEAN/imrcRTFDCS.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal da Ciência online